Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Luta contra câncer de mama


Nova Iguaçu se veste de rosa nesta quarta (16)
Para marcar o Outubro Rosa, campanha de conscientização realizada em diversos lugares do mundo neste mês de outubro para alertar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu realiza uma grande caminhada nesta quarta-feira, dia 16 de outubro. A concentração será no Paço Municipal, no Centro, a partir das 9h, e segue até a Praça Rui Barbosa, num percurso de cerca de dois quilômetros. 

Durante a caminhada serão distribuídos panfletos informativos e orientações sobre a saúde da mulher, além de laços cor de rosa. Ao fim do percurso, mil balões na cor rosa vão colorir o céu da cidade. A expectativa é de que mais de duas mil pessoas participem da mobilização, que contará com a presença de artistas, profissionais de saúde, autoridades, entre outros. 

Em Nova Iguaçu, o tema da campanha é “Tenha uma atitude de peito: faça o exame de mamografia”, e tem como foco a convocação das mulheres iguaçuanas, acima de 40 anos, para realização do exame de mamografia, fundamental para detectar o câncer de mama. A meta do município é triplicar o número de mamografias pelo SUS, incentivando cada vez mais mulheres a realizarem o exame. Se o câncer for detectado logo no início,  as chances de cura são de 95%. Atualmente, o município emite, em média, 1.200 pedidos para realização da mamografia, enquanto poderia fazer o triplo, de acordo com a Área Técnica em Saúde da Mulher, se as mulheres procurassem os postos para fazer o exame. 


 DIA DA CAMINHADA: Quarta-feira (16/10)

HORÁRIO: 9h

LOCAL DE CONCETRAÇÃO: Em frente à Prefeitura de Nova Iguaçu

END.: Rua: Athaíde Pimenta de Moraes, 528, Centro, NI.

TRAJETO: A caminhada sairá da Prefeitura e seguirá pelas ruas do Centro até a Praça Rui Barbosa, onde mais de mil balões na cor rosa serão soltos. Durante o percurso haverá distribuição de panfletos, laços cor de rosa (cor da campanha em todo mundo) e orientações sobre o câncer de mama.

Nenhum comentário: