Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Programa da Saúde Mental de Nova Iguaçu oferece atendimento odontológico


Nas RTs os moradores participam de diversas atividades de entretenimento
Umas das ações desenvolvidas na Saúde Mental é o atendimento odontológico aos moradores das Residências Terapêuticas e pacientes atendidos no Caps

Por: Fernanda Rodrigues Fotos: Everton Barsan 
Programa da Saúde Mental de Nova Iguaçu oferece atendimento odontológico
Pela primeira vez o município de Nova Iguaçu está desenvolvendo um programa de Saúde Bucal voltado para atender adultos e crianças portadoras de doenças mentais. A parceria entre os núcleos de Saúde Bucal e Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, está possibilitando desde o mês de julho que pacientes assistidos pela Rede de Atenção Psicossocial recebam tratamento odontológico completo.  

A novidade e outras que estão sendo desenvolvidas em Nova Iguaçu no setor da Saúde Mental será um dos temas do Fórum de Saúde Mental, que será realizado no próximo dia 9, no auditório da Universidade Iguaçu (Unig).

Na ocasião, 11 cidades da Baixada Fluminense, inseridas na Região Metropolitana 1 da Secretaria Estadual de Saúde irão debater as principais ações e políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pelas prefeituras na Rede de Atenção Psicossocial. Nova Iguaçu foi escolhida como cidade sede do evento pelo destaque que vem apresentado na Baixada Fluminense em relação aos avanços significativos na melhoraria e humanização dos atendimentos aos pacientes da Saúde Mental.

 “Em nove meses de governo, o prefeito Nelson Bornier vem conseguindo avançar na reestruturação do setor da Saúde Mental. Já abrirmos uma nova Residência Terapêutica e estamos reformando outras quatro que já existiam. Até o final do ano, mais três residências serão abertas e com isso, poderemos acolher mais 26 novos moradores. Além da estrutura física, a Secretaria de Saúde se preocupa em humanizar o atendimento das RTs, buscando ações que tragam mais qualidade de vida a esses moradores. Outro fator positivo é que credenciamos e legalizamos todas as residências, com isso, conseguimos a parceria do Ministério da Saúde no desenvolvimento de ações e melhorias nesse setor”, afirma o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

O Programa Saúde Bucal para os pacientes da Saúde Mental de Nova Iguaçu foi dividido em três etapas, sendo iniciada em julho com a triagem e avaliação de cada paciente atendido pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e moradores das cinco Residências Terapêuticas do município. A última etapa já está acontecendo com a realização das consultas e efetivação do tratamento necessário.

“Em muitos casos, os remédios utilizados no tratamento desses pacientes provocam doenças bucais, como a cárie e gengivite. O programa devolve a esses pacientes a dignidade”, ressalta a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Semus, Gabriela Silva.

O Fórum de Saúde Mental acontece das 8h às 13h, no auditório da Universidade Iguaçu, na Avenida Abílio Augusto Távora, 2.134, bairro da Luz, Nova Iguaçu. O evento é aberto somente para profissionais de saúde.

Informações sobre atendimento
 Nova Iguaçu possui atualmente cinco Residências Terapêuticas – casas onde residem pessoas com transtornos psicossociais - localizadas nos bairros de Tinguá, com três unidades, Monte Líbano e Rancho Novo. Ao todo, 39 pessoas estão sendo atendidas pelas RTs.

Para oferecer mais conforto a esses moradores, o município possui um programa de socialização que realiza diversas atividades em grupo e passeios a locais públicos, como teatro e zoológico, sempre acompanhados da equipe técnica da Saúde Mental.

Na qualificação aos profissionais que atendem dentro das RTs, a Secretaria de Saúde realizou este ano um curso de capacitação para todos os cuidadores de Saúde Mental aprovados no último processo seletivo realizado pela prefeitura. O curso ofereceu técnicas de cuidados, higienização e tratamento aos moradores.

Além disso, a cidade conta com três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que atendem portadores com problemas psicossociais, sendo um para exclusivo para adultos, um para infanto-juvenil e outro com funcionamento 24h para atender todos os casos.  

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário: