Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia do Dentista é comemorado em Nova Iguaçu



Fotos e texto: Fernanda Rodrigues
Dia do Dentista é comemorado em Nova Iguaçu
Uma ação social gratuita marcou as comemorações pelo Dia do Dentista (25/10), em Nova Iguaçu. O evento, realizado na praça Ruy Barbosa, no Centro, foi promovido pelo setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde com atendimento odontológico no Ônibus  da Saúde, ações de prevenção e distribuição de 1.500 kits com pasta de dente, escovas, fio dental e sabonetes, uma parceria com a Colgate. Durante a ação os dentistas também deram informações sobre as principais doenças bucais e demonstraram como deve ser a escovação dos dentes e o uso do fio dental. 

Os técnicos da Secretaria também aproveitaram a data para lançar a campanha “Abra sua boca para a saúde”, que pretende, até o final do ano, promover diversas ações voltadas na cidade voltadas para a saúde bucal, especialmente entre os idosos.


 “Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo. Simples ações de prevenção e higiene, como escovar corretamente os dentes, usar fio dental diariamente e ir ao dentista periodicamente melhoram a qualidade de vida das pessoas. Nos idosos essa atenção é redobrada no uso da prótese dentária. A campanha visa estimular esse hábito diário na vida das pessoas. O prefeito Nelson Bornier está revolucionando a saúde iguaçuana e restaurando o atendimento odontológico no município, que durante muito tempo foi esquecido pelo poder público”, afirma o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.


Para melhorar os serviços na saúde bucal, a Secretaria de Saúde vêm implementando uma série de ações e ampliando os serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Desde o início do ano, foram abertos mais quatro pontos de atendimento da saúde bucal dentro das unidades de saúde, aumentando para 35 os consultórios dentários. O atendimento odontológico também foi incluído no projeto Melhor em Casa, que atende nos domicílios pessoas acamadas e idosos. Além disso, portadores de necessidades especiais e pacientes da saúde mental recebem tratamento e acompanhamento com dentistas da rede.


“Comecei a fazer o tratamento dentário do meu filho de 10 anos depois que participei de um evento social no meu bairro com o Ônibus da Saúde. De lá pra cá, ele tem feito todo o acompanhamento gratuitamente. Isso é muito importante, já que grande parte da população não tem como pagar um dentista particular”, ressalta a professora Lurdes da Conceição, de 52 anos, moradora do bairro de Cabuçu.  


As comemorações pelo Dia do Dentista seguem até terça-feira (29) quando acontece nova ação social, a partir das 9h, para os idosos atendidos no Espaço Municipal Teceria Idade (Esmuti). Na ocasião haverá atendimento odontológico e orientações sobre a saúde bucal.




-- 
Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa 
(21) 7225-6211

Nenhum comentário: