Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2016

600 famílias de baixa renda conquistam o sonho da casa própria em Nova Iguaçu


Fotos: Thiago Loureiro
600 famílias de baixa renda conquistam o sonho da casa própria em Nova Iguaçu
 O dia 30 de setembro de 2016 passa a ser um marco de realização e felicidade para 600 famílias de baixa renda. Elas receberam ontem de agentes da Prefeitura de Nova Iguaçu e da Caixa Econômica Federal as chaves de seus apartamentos, beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
 O evento aconteceu pela manhã, simultaneamente nos condomínios Residencial Bolivar e Residencial Cayene, na Estrada do Curral Novo, em Marapicu, uma das regiões mais pobres da cidade, distante cerca de 45 minutos do Centro de Nova Iguaçu.
 Divididos em 15 blocos de quatro andares, os apartamentos de cada um dos condomínios têm 49 metros quadrados de área útil, 6% deles adaptados para deficientes e idosos. Dispõem ainda de sala, dois quartos, cozinha, banheiro, além de área de lazer, com salão de festa e campo de futebol society.
Os novos mutuários terão 120 meses (10 anos) para quitar o imóvel, avaliado em R$ 75 mil. As prestações oscilam entre R$ 80 e R$ 270, dependendo da renda familiar, até o limite de R$ 1,8 mil.
 Deficiente físico, desde os seis anos de idade, quando teve de amputar uma das pernas, devido a um acidente, o auxiliar administrativo desempregado Marcelo Costa de Almeida, 39, foi um dos primeiros mutuários a receber as chaves.
“É um momento de grande felicidade para mim, que nunca tive casa própria. Este apartamento vai ser o meu lar, a minha casa, o meu apoio, onde vou poder receber minha família e os meus amigos. Só tenho a agradecer à Deus e a Prefeitura de Nova Iguaçu por este benefício. Muito obrigado”, agradeceu emocionado.
 Para Edileuma Guimarães, 34 anos, que morava no bairro Caioaba, pagando aluguel de R$ 450, a conquista da casa própria é uma benção de Deus. “Acabo de realizar um sonho que acalentei por muitos e muitos anos. É um novo momento na minha vida, de esperança e felicidade”, disse, ao lado do marido, no momento da entrega das chaves. 
Para a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, os dois novos empreendimentos realizados pela Prefeitura de Nova Iguaçu representam uma melhoria fundamental na qualidade de vida dos novos mutuários.
 “Hoje (ontem) estão sendo beneficiadas cerca de 3 mil pessoas nos dois condomínios. É um projeto bonito, com apartamentos bem feitos, caprichados, de altíssima qualidade, e que nos engrandece muito. Não existe nada mais gratificante do que sermos donos do nosso próprio teto”, festejou a secretária, para quem a entrega das chaves “é o presente de Natal antecipado”.
 Na avaliação do secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, o direito à moradia é requisito imprescindível para uma vida cidadã plena, com proteção, conforto e dignidade. “Tenho certeza de que esse momento será inesquecível nas vidas de vocês”, afirmou.
 Os condomínios Cayene e Bolivar, avaliados em cerca de R$ 21 milhões, somam o oitavo empreendimento, totalizando 2.400 unidades já entregues nesses três anos e nove meses do governo do prefeito Nelson Bornier.
 Somente na Estrada do Curral Novo a Prefeitura de Nova Iguaçu já havia entregado, este ano, 1.800 apartamentos dos condomínios Valparaíso, Miramar, Leon, Goya. Faltam ainda três outros condomínios vizinhos – Álamo, Aguilares e Rosário -, que vão beneficiar, ainda este ano, mais 880 famílias, somente nesta região.
 O secretário Guidonni anunciou também a entrega de outros 6.858 imóveis populares, até o fim do ano, no Jardim Guandu, Fazendinha, Jardim Laranjeiras, Valverde, Cerâmica e Ipiranga. Restarão ainda 2.640 apartamentos dos condomínios Vila Provance e Toscana, também no bairro Ipiranga, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2017.
Guidonni explicou que a Prefeitura de Nova Iguaçu está investindo cerca de R$ 1 bilhão com o Programa Minha Casa Minha Vida, favorecendo mais de 12,7 mil famílias ou cerca de 50 mil pessoas com renda até R$ 1,8 mil. 

Nenhum comentário: