Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Serra de Madureira ganha 10.371 mudas nativas


Por: ASCOM/Fotos: Thiago Loureiro
Serra de Madureira ganha 10.371 mudas nativas
 Nova Iguaçu está colhendo os frutos dos Projetos de Compensação/Reposição Florestal determinado pela Prefeitura de Nova Iguaçu ao Shopping Nova Iguaçu. O plano compensatório está sendo implantado na Serra da Madureira e foi dividido em quatro áreas, que juntas contabilizam o plantio de 10.371 mudas nativas, onde irão formar uma importante mancha de vegetação, conectada em sua extremidade ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.
 Ao longo do monitoramento estão sendo utilizados indicadores de estabilização do plantio. Os parâmetros qualitativos e quantitativos que estão sendo considerados são taxa de mortalidade, infestação por espécies competidoras, índice de cobertura, visitação da fauna, ocorrência de processos erosivos e regeneração natural.
 O comerciante Davi Marcelino, 53 anos, é dono de uma pensão localizada em baixo da serra de Madureira. Local escolhido pelos envolvidos no projeto para almoçar praticamente todos os dias. “Acompanhei a evolução de todo o trabalho desde o início. A serra era cheia de mato e ocorriam muitas queimadas. A equipe vinha almoçar na minha pensão e durante algumas conversas, percebia o quanto eles estavam empenhados. Ficou muito bem feito. Agora tenho uma visão privilegiada”, destacou.
 “As mudas plantadas já passaram pelos períodos de seca e conseguem se manter produzindo sementes e flores.  Há também árvores pioneiras produzindo sombras. Daqui a dois anos teremos todo o nosso trabalho consolidado. Já tivemos outras mudas plantadas, mas não havia esse trabalho de acompanhamento, então não conseguíamos um resultado tão positivo como este. Vamos continuar com outras medidas compensatórias para que a população iguaçuana perceba que  podem ter uma floresta do lado de casa. Além disso, atuamos com o Projeto Nova Iguaçu Mais Verde, onde já plantamos 15 mil árvores nas áreas urbanas. Chegaremos até o final dessa gestão com quase 50 mil árvores plantadas, acompanhadas e monitoradas ”, disse o secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone.
 Segundo o superintendente do Shopping Nova Iguaçu, Julio Ferrer, o projeto foi uma excelente oportunidade para colocar em prática um dos principais valores da companhia: fazer a diferença. “Escolhemos a área próxima ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, na Serra da Madureira, que tem uma enorme relevância ambiental para a região, por ter importantes rios que o cortam, além de ser um local querido pela população para passeios e trilhas”, completa Ferrer.
 Para a consultora ambiental Roberta Fonseca, responsável pela elaboração e execução do projeto desenvolvido pela empresa Verde Engenharia, o projeto representa um grande ganho para a cidade.  “No início, o solo apresentava algumas dificuldades de nutrientes e não esperávamos que as mudas crescessem tão rápido. Aqui colocamos mudas maiores e isso contribuiu para o desenvolvimento. Recuperamos uma área degradada e estamos construindo uma mancha de vegetação importantíssima para o ecossistema local. Realizamos a manutenção semanalmente. No futuro, servirá para amenizar a temperatura, ajudar no escoamento da água e atrairá também a fauna”, disse. 

Nenhum comentário: