Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Artesãos de Nova Iguaçu ganham local fixo

Com nova estrutura, artesãos vão trabalhar uniformizados
Feira de artesanato com barracas padronizadas e variedade de opções
A Artesã Denise Luci não conteve a alegria em voltar ao trabalho

Por: ASCOMFoto: Charles Souza

                                Artesãos de Nova Iguaçu ganham local fixo
Os artesãos da cidade de Nova Iguaçu estão comemorando o novo espaço cedido pela Prefeitura. Nesta quinta-feira, (03/10), quem passava pela Praça na Rua Coronel Bernardino de Melo, na antiga rodoviária, próximo ao extinto Cine Iguaçu, pôde acompanhar as 20 barracas padronizadas e uma variedade de produtos a venda, produzidos pelos artesãos, disponibilizados de segunda à sexta, das 9h às 19h.
A praça que antes era ocupada por carros, ganhou mais movimentação e vida, através do projeto “Arte na Praça”, com a feira de artesanato idealizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Turismo; Ação Cultural; Trabalho e Renda e Defesa Civil e Ordem Pública, com apoio do Sebrae (Nova Iguaçu).
Desde dezembro de 2012, os artesãos se encontravam sem local fixo para trabalhar. Retirados da Praça Rui Barbosa, hoje, eles contam com uma melhor estrutura de trabalho. O espaço conta com barracas padronizadas e os consumidores têm acesso a uma variedade de opções como roupas, bolsas, tapetes e enfeites para casa. Para melhor atender aos clientes, os artesãos também usam uniformes e um crachá para identificação. Para a artesã Denise Luci que trabalhou por nove anos na Praça Rui Barbosa, o dia é de felicidade. “É uma alegria poder voltar ao trabalho. Aqui o fluxo é bom e a estrutura é ótima”, afirma a artesã.

Para que os artesãos pudessem começar sua rotina, a área disponibilizada pela Prefeitura foi limpa e contará com a revitalização da iluminação da área. Além de serem cadastrados na Fenig, os artesãos também receberam um curso de capacitação oferecido pela Sebrae.

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiramente ,uma boa oportunidade para os artesãos.

Mas os mesmos problemas que fizeram com que a prefeitura retirasse os artesãos e camelôs da praça Rui Barbosa ,irão,com certeza se repetir :com o tempo ,os mesmos funcionários da prefeitura que 'lotearam 'o espaço da Rui Barbosa farão o mesmo ali ;isto é ,também permitirão misturar camelôs e artesãos , em vez de ter dias 'realmente" diferentes para cada um ,pois todos precisam trabalhar ; e o outro problema é mais grave :o comércio de drogas.
Espero que o prefeito olhe com mais atenção para o comércio ambulante,para que estes problemas não se permitam em NENHUM LUGAR de Nova Iguaçu.

Para finalizar , é preciso realmente saber quem é ou não artesão(aquele que faz o seu produto),pois afinal,trabalhando todos os dias como irão produzir seu artesanato ? Que eu me lembre,na Rui Barbosa ,havia somente um dia de artesanato .

E para completar ,nada melhor que o SEBRAE - instituição séria e respeitada - para capacitar e auxiliar a administrar empreendimentos.Pois é preciso separar quem faz de quem compra artesanato pronto para revender.