Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Campanha de vacinação contra a gripe é estendida até sábado em Nova Iguaçu


Por:Raphael Bittencourt 
Campanha de vacinação contra a gripe é estendida até sábado em Nova Iguaçu
Secretário de Saúde alerta para a importância da imunização antes do início do período mais frio do ano

 Os iguaçuanos que deixaram para tomar a vacina da gripe na última hora ganharam um dia a mais para serem imunizados. A campanha nacional de vacinação, que terminaria nesta sexta-feira (09/05), foi estendida até sábado e todos os postos da cidade funcionarão das 8h às 12h. Cerca de 30 mil pessoas foram vacinadas até agora, pouco menos da metade prevista. A meta era imunizar 75 mil.

A abertura dos postos de saúde foi determinada pelo secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior. Segundo ele, a adesão do público-alvo é fundamental no combate a doença. Isso porque a vacina leva alguns dias para fazer efeito.

“A gestão do prefeito Nelson Bornier preconiza a Saúde focada na prevenção. O ideal é tomar a vacina o quanto antes, pois vai começar um período um pouco mais frio e as pessoas ficam mais sujeitas à gripe. Vale ressaltar que a vacina continuará disponível nos postos mesmo após o término da campanha”, alerta o secretário.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2014 a campanha abrange crianças entre seis meses e cinco anos. Até ano passado a faixa etária do público infantil era entre seis meses e dois anos. Além dos baixinhos, o público-alvo também é composto por pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes puérperas (mulheres até dias após o parto), população carcerária e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis também devem ser vacinadas.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no inverno do ano passado — H1N1, H3N2 e Influenza B — conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua produção é anual e a composição pode mudar conforme os vírus que circulam no ano anterior. As pessoas que foram vacinadas no ano passado precisam procurar um posto de saúde para receber uma nova dose, já que a imunidade dura entre seis meses e um ano.

 Não é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação, mas este documento é necessário para a atualização de outras vacinas do calendário de imunização. A vacina só não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo — usada na sua fabricação. Para ser vacinado, basta procurar um dos postos de saúde do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Especialmente neste sábado o serviço estará disponível entre 8h e 12h.


Nenhum comentário: