Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

HGNI promove curso de capacitação em descarte de Resíduos Hospitalares


 Por: Fernanda Rodrigues
HGNI promove curso de capacitação em descarte de Resíduos Hospitalares
Profissionais de saúde que atuam no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) estão passando por cursos de capacitação para adequação de normas no descarte correto de resíduos sólidos de saúde, como agulhas, luvas, curativos, sondas, entre outros materiais utilizados dentro do hospital. A capacitação – que atende a uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – iniciou essa semana e seguirá até o final de maio. Mais de 1.500 profissionais de diversos setores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas serão capacitados.

A iniciativa – promovida pelo setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HGNI –  é mais uma etapa para que o hospital obtenha o Selo Verde – concedido pela Ong Hospitais Verdes e Saudáveis as unidades de saúde que praticam ações de reciclagem e sustentabilidade. No ano passado o Hospital da Posse foi integrado à rede global de Hospitais Verdes e Saudáveis, tornam-se a primeira unidade pública de saúde da Baixada Fluminense a receber o credenciamento.

“O descarte correto de materiais hospitalares é fundamental para a própria segurança do profissional e do paciente, além de evitar a contaminação e agir na prevenção de doenças. O credenciamento da unidade como Hospital Verde e Saudável tem gerado avanços na conscientização e no processo de reciclagem de funcionários e até mesmo dos acompanhantes e pacientes. A expectativa é que evitando o desperdício de energia e água, por exemplo, ocorra uma maior de economia das despesas do hospital”, garante o diretor geral do HGNI, Joé Sestello.

A capacitação e qualificação do profissional de saúde tem sido uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu. Desde o ano passado já foram realizados mais de 40 cursos, alguns em parceira com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren/RJ) e o Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET/RJ).

"A qualificação de nossos profissionais é uma das prioridades na gestão do prefeito Nelson Bornier. Estamos continuamente oferecendo momentos como esse, em que nossos colaboradores têm a oportunidade aprimorar seus conhecimentos prestando um atendimento cada vez melhor à população", afirma o secretário de Saúde do município, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Nenhum comentário: