Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

LIBERDADE DE IMPRENSA

Por: Delegada Martha Rocha
Bom dia a todos que, por força de princípios, lutam por uma imprensa livre, isenta e comprometida com a verdadeira missão de informar!
Dia Mundial da Liberdade da Imprensa
Liberdade de expressão é um dos nossos direitos mais preciosos. Sustenta toda a liberdade aos outros e fornece uma base para a dignidade humana. Imprensa livre, pluralista e independente é essencial para o seu exercício. Esta é a mensagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A liberdade de imprensa implica na liberdade de ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras, como previsto no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa liberdade é essencial para as sociedades saudáveis e dinâmicas.
A liberdade de imprensa enfrenta pressões severas em todo o mundo. No ano passado, a UNESCO condenou o assassinato de 62 jornalistas que morreram em decorrência do exercício da função. Esses jornalistas não devem ser esquecidos e os crimes não devem permanecer impunes. Como a mídia se move virtualmente, outros jornalistas online, incluindo blogueiros, estão sendo perseguidos, atacados e mortos por seu trabalho. Eles devem receber a mesma proteção que os trabalhadores tradicionais da mídia.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é a oportunidade de levantar a bandeira na luta para avançar na liberdade e responsabilidade dos meios de comunicação. Cobremos aos Estados, meios profissionais e organizações não governamentais em todos os lugares para unir forças para promover a liberdade online e offline de expressão, de acordo com princípios internacionalmente aceitos. Este é um dos pilares dos direitos individuais, uma base para sociedades saudáveis e uma força de transformação social.

Nenhum comentário: