Páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Nova Iguaçu faz audiência pública sobre enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Por: ASCOMFotos: Alziro Xavier
Nova Iguaçu faz audiência pública sobre enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes
 Nova Iguaçu foi palco nesta quinta-feira (15/5) de uma audiência pública para reflexão dos “Avanços e desafios no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. A atividade que aconteceu na Câmara de Vereadas foi uma realização da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil. O ato foi desenvolvido pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

A audiência foi presidida pelo vereador Henrique Neves, e contou com a presença da secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu (Semas), Cristina Quaresma; presidente da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, Denise Marcelo; subsecretária dos Conselhos Municipais, Cristina Penna; orientadora educacional da Secretaria de Educação, Janaína Bastos; psicóloga do Núcleo de Atenção à Violência, Renata Nogueira; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thiago Pereira; além dos vereadores Ferreirinha, Denilson Ambrosio e Giane Jura.

O início do evento contou com a participação especial do aluno da rede municipal de ensino, Mateus da Silva Lima. Representando toda a classe estudantil iguaçuana, o jovem de 13 anos dissertou sobre a violência. “Acompanho pela mídia e vejo que o mundo está muito violento. Estamos cercados por tragédias e vivemos com medo. Precisamos ter otimismo. Eu tenho esperança de viver dias melhores”, disse o aluno do 9º ano da Escola Municipal Pêra Flor.

O debate foi direcionado para o tema “Cidade de todos com criança cidadã”. Cristina Quaresma enfatizou em seu discurso sobre a falta de informação na hora de combater o abuso sexual. “A maior arma da cidadania é a informação. Infelizmente, as pessoas que sofrem abuso sentem vergonha de falar sobre o assunto ou não sabem onde procurar ajuda. Temos que sair daqui hoje com uma proposta imediata. Precisamos criar um núcleo que receba essas denúncias. Quem sofre abuso sexual tem pressa para ser atendido e não pode esperar”, avalia a secretária da Semas.

Após explanação das autoridades convidadas, foi aberto espaço para debate entre os presentes. Participaram ainda da audiência representantes de conselhos municipais, alunos do projeto Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos, sociedade civil e organizações não governamentais. 

Nenhum comentário: