Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Nova Iguaçu entra na brincadeira

Por: ASCOMFotos: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu entra na brincadeira
Cidade comemora o Dia Mundial do Brincar com atividades na Vila Olímpica
A Vila Olímpica de Nova Iguaçu foi palco para diversas brincadeiras e oficinas, na manhã desta quarta-feira (28.05). Em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, o evento, organizado pela Prefeitura e ONG Solidariedade França-Brasil, contou com ações do projeto Construindo em Rede. Com base no Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu, criado no ano passado, uma das metas do projeto é garantir o direito ao brincar.

Música, teatro, pintura, leitura e esportes foram algumas das dez oficinas oferecidas para crianças da primeira infância, de 0 a 6 anos, de três escolas da rede pública, dois centros comunitários e duas escolas particulares de Nova Iguaçu.

Coordenador do projeto Construindo em Rede, professor e integrante da ONG Solidariedade França-Brasil, Edson Cordeiro dos Santos, explicou que o projeto envolve instituições públicas e privadas, com o apoio da prefeitura de Nova Iguaçu, para desenvolver políticas para a primeira infância.  “A estrutura e ajuda que a Prefeitura nos oferece é de total importância para garantir o sucesso dessa iniciativa. As crianças são o futuro do nosso país”, destacou Edson. Durante o evento foi lançada a cartilha “O olhar da criança sobre o mundo”, desenvolvido por crianças de diversas escolas da cidade e a ONG Solidariedade França-Brasil.

As professoras Maria Silveira e Ana Paula da Silva, do Colégio Ouro Preto, em Comendador Soares, elogiaram o projeto e a organização. Para Ana Paula, esse momento promove a integração e estimula o dom, gostos e a identificação da criança com várias atividades. “Essa ação deveria ocorrer mais vezes na cidade. Muito importante esse incentivo da Prefeitura de Nova Iguaçu”, completou Ana Paula.

Como incentivo a este projeto, a Secretária Municipal de Cultura, a partir da próxima segunda-feira (02.06), oferecerá um espaço destinado a brincadeiras e oficinas de leitura. Os programas estarão disponíveis todos os dias da semana, das 10h às 11h e de 15h às 16h, na biblioteca da Casa de Cultura de Nova Iguaçu. O objetivo, segundo a auxiliar de biblioteca, Roberta Miranda, é promover o incentivo a leitura e aumentar os espaços democráticos para crianças dessa faixa etária.

Nenhum comentário: