Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Crianças de Nova Iguaçu aprendem a combater dengue e outras doenças


Por:Raphael BittencourtFotos:Everton Barsan
Crianças de Nova Iguaçu aprendem a combater dengue e outras doenças
Palestra organizada pela Giec contou com a participação de cerca de 140 estudantes

 Alunos da Escola Municipal Visconde de Itaboraí, em Cabuçu, participaram nesta terça-feira (06/05) de palestras com temas ligados à saúde. Divididos nos turnos da manhã e da tarde, os 144 estudantes do Infantil III ao 5º ano aprenderam a maneira correta de fazer a higiene pessoal e bucal e também como evitar piolhos, dengue e doenças transmitidas pelos caramujos africanos. O evento foi realizado pela Gerência de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (Giec) da Secretaria Municipal de Saúde.

Formada em Biologia, a palestrante Sônia Geber foi de turma em turma e ensinou aos alunos a fórmula caseira, desenvolvida pela Fiocruz, para eliminar os piolhos. “Basta lavar a cabeça com qualquer xampu, passar bastante hidratante e, por fim, aplicar uma colher de chá de óleo capilar e colocar uma touca por 20 minutos. Depois é só passar um pente fino e os piolhos já estarão mortos”, garante Sônia.

Na palestra sobre dengue, os alunos aprenderam os sintomas da doença e foram orientados a procurarem um médico caso haja suspeita. “Também aproveitamos para falar sobre meio ambiente, a importância da economia de água, de não deixá-la parada, não jogar lixo no chão ou nos rios. Tudo isso traz uma série de doenças”, explica Jorgenete Almeida de Souza, da Unidade Regional de Governo, responsável pela organização do evento.

Para o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior, é importante que as crianças aprendam desde pequenas os riscos de doenças como a dengue para que possam se conscientizar dos perigos que elas trazem à saúde.

“As crianças são o futuro de uma geração que precisa ter consciência que a saúde, assim como a educação, vem de casa. O prefeito Nelson Bornier acredita que a melhor forma de propagar estes ensinamentos é através destes meninos e meninas. Por isso, estamos indo nas escolas para que os baixinhos possam levar este conhecimento para os pais e vizinhos e se tornarem bons exemplos”, afirmou o secretário.

No final do evento, os estudantes assistiram a uma peça teatral com fantoches. Nela, eles aprenderam a cuidar do lar e do ambiente escolar para mantê-los livres das doenças.



Nenhum comentário: