Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Hospital da Posse integra parceria com Hemorio e Twitter para convocar doadores de sangue


Por: Fernanda RodriguesFoto: Everton Barsan
Hospital da Posse integra parceria com Hemorio e Twitter para convocar doadores de sangue
O banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse), único banco público da região ligado ao Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) está integrado ao novo sistema online que permite que doadores de sangue sejam convocados para doação por meio da rede social Twitter. O alerta será enviado sempre que o nível de estoque de sangue nos hemocentros do estado estiverem baixos. O projeto, lançado nesta quinta-feira (29/05) é uma parceira entre o Hemorio e o Twitter e já está disponível no twitter do Hemorio (@HEMORIO).

 “O Hospital da Posse é a maior emergência da Baixada Fluminense, atendendo toda região e ainda os acidentados da Rodovia Presidente Dutra. Por mês, a unidade realiza em média 500 cirurgias. Esta ferramenta será fundamental para acionar os voluntários sempre que o estoque estiver baixo. A tecnologia proporciona grandes avanços na área da saúde, possibilitando que mais vidas sejam salvas”, afirma secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Segundo dados do Hemorio, no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%. O diretor geral do Hospital da Posse, Joé Sestello, ressalta a importância da doação de sangue. “Em uma cirurgia, são necessárias de duas a três bolsas de sangue, dependendo do caso. Cada doação representa uma bolsa. No Hospital da Posse atualmente são coletados 350 bolsas de sangue por mês, quando o necessário para atender nossa demanda seriam 600/mês. Assim, nosso estoque constantemente está baixo. Doar sangue é literalmente salvar vidas”, garante.

Entenda como funciona a ferramenta
 Sempre que o banco de sangue do HGNI ou outro do estado estiver em nível de emergência, a unidade de saúde acionará o Hemorio para emitir o aviso aos doadores cadastrados. Para se cadastrar é preciso que o voluntário tenha uma conta no Twitter. A partir daí ele irá poder entrar no perfil do Hemorio e clicar no sino laranja que estará na timeline. O usuário será, então, direcionado a fazer seu cadastro no Twitter Alerts. É preciso informar o número do telefone para habilitar a ferramenta e receber as mensagens via celular e pela rede social. Caso o usuário tenha um iphone poderá receber alerta através de push.

O Banco de Sangue do HGNI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, Posse, Nova Iguaçu. Para ser um doador é preciso estar estar bem de saúde, trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

Nenhum comentário: