Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Hospital Geral de Nova Iguaçu inaugura nova ala de pediatria

Por: Fernanda RodriguesFotos: Everton Barsan
Hospital Geral de Nova Iguaçu inaugura nova ala de pediatria
O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) ganhará nesta quarta-feira (14/05) uma nova ala exclusiva para acolhimento de crianças internadas na unidade. Depois de passar por uma ampla reforma, a nova Pediatra oferecerá mais conforto no atendimento e ampliará para 32 o número de leitos de internação - o hospital possui uma média de 160 internações infantis ao mês, sendo uma das maiores emergências pediátricas públicas da Baixada Fluminense -.

Em janeiro de 2013, o setor, que funcionava como depósito de equipamentos sucateados, foi fechado por conta das precárias condições . Com a reforma – que faz parte de uma série de ações da 2° etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu –, além da nova pintura e novas instalações elétricas e hidráulicas, todo o sistema de oxigênio foi substituído. Novos móveis e equipamentos também foram adquiridos para garantir mais qualidade e segurança, tanto para as crianças e seus acompanhantes, quanto para os médicos e enfermeiros do setor. 

“A inauguração desse setor para mim é uma conquista não só profissional, mas também do ponto de vista pessoal. Minha esposa foi interna e residente nessa pediatria. Tive um grande choque quando, em 2013, a encontrei fechada. Em um ano e cinco meses, o prefeito Nelson Bornier conseguiu grandes avanços na saúde iguaçuana. É com orgulho que entregamos essa pediatria com um novo cenário, onde pacientes e profissionais poderão usufruir de um ambiente mais digno e humanizado”. afirmou o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, ressaltando ainda a redução da mortalidade infantil no município. Em 2012 foram registrados 13 óbitos, em 2013 três. Este ano, até o momento, a cidade ainda não registrou óbitos maternos.    

A Nova Pediatria conta ainda com lactário, uma sala de procedimento e um leito de isolamento – para acolher casos de doenças infectocontagiosas e crianças com baixa imunidade. A sala da classe hospitalar – que oferece aulas escolares às crianças internadas em período de médio a longo prazo – também passou por reformas, ganhando um espaço maior e mais moderno, com uma mini-biblioteca e brinquedos paradidáticos. Outro espaço que foi reformado é o parquinho, na parte externa, que ganhou brinquedos novos e uma área verde com grama sintética. 

O diretor geral do HGNI, Joé Sestello, ressalta a importância de um ambiente confortável para melhora do paciente. “Quando um paciente encontra em um hospital um ambiente confortável, ele se sente mais acolhido e apresenta uma resposta mais rápida ao tratamento, diminuindo com isso o tempo de internação. Além disso, o profissional em um ambiente de trabalho adequado se sente valorizado”, disse.

 O Hospital Geral de Nova Iguaçu é uma unidade municipal, e recebe pacientes de outros municípios da Baixada e ainda os acidentados da rodovia Presidente Dutra. Em 2012 foram quase 77 mil atendimentos. Em 2013, com os investimentos e melhorias, esse número subiu para mais de 116 mil, um aumento em mais de 50%.

 Em 2013, o HGNI possuía apenas 200 leitos de internação. Com os investimentos na unidade, esse número aumentou para 306. Na 2º etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu, outros setores do Hospital da Posse e da Maternidade Mariana Bulhões passarão por reformas e ampliações, que possibilitarão a criação de mais 100 leitos.

Esta fase inclui ampliação da emergência vermelha do HGNI– de quatro para 15 leitos –, criação do Centro de Tratamento de Acidente Vascular Cerebral, com mais 30 leitos, ampliação da maternidade, com mais 60 leitos, a construção da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA), em Comendador Soares e de quatro unidades de saúde 24 horas, além da implantação de 19 Clínicas da Família, a primeira delas já entregue na Cerâmica.


Nenhum comentário: