Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Depois de dez anos: Nova Iguaçu volta a inaugurar escolas

Por: ASCOMFOTOS: Charles Souza
Depois de dez anos: Nova Iguaçu volta a inaugurar escolas
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, inaugurou, neste final de semana, duas importantes escolas de horário integral, nas regiões de Cabuçu e Austin, onde a demanda por vagas é das maiores da cidade.  A festa contou com as presenças do deputado Federal, Felipe Bornier, e dos Estaduais, Luiz Martins e Domingos Brazão, além do governador Luiz Pezão, que tem sido importante aliado nas obras de infraestrutura do município, onde diversos canteiros de obras podem ser vistos.

As Escolas Municipais Professor Franklin Bolivar Fernandes e Professora Ivani Vigné Babo receberam juntas investimento de 5,8 milhões em prédios padrões com dez salas de aulas, refeitório para 700 alunos, midiateca, biblioteca, quadras cobertas, vestiário e outras características importantes, como acessibilidade na maioria das dependências. Ambas vão oferecer o Programa Escola Viva de Educação Integral, com horário das 10 às 17h, com capacidade total de 420 até o próximo ano.

O prefeito Bornier enfatizou a importância da parceria com o governo do estado, a quem tem buscado socorro. “O governador tem nos ajudado com obras de saneamento, drenagem e pavimentação, inclusive aqui em Rodilândia”, enfatizou o prefeito.

A meta dele é construir 22 escolas, sendo que além das já inauguradas outras três estão em construção nos bairros de Lagoinha, Grão Pará e Santa Rita. Ele anunciou a construção de novas unidades escolares em Parque Estoril e Três Marias.

A emoção tomou conta da secretária de Educação, Maria Aparecida Rosestolato, ao lembrar as condições insalubres em que se em encontravam a maioria das escolas. “Não se pode cobrar do prefeito que ele resolva os problemas de 10 anos em um ano e quatro meses de governo. Encontramos crianças estudando em escola em cima de esgoto em Três Marias”, lembrou Aparecida.

As duas solenidades tiveram as participações do presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Moraes, do líder de governo, Carlão Chambarelli e dos vereadores, Fernandinho Moquetá, Alcemir Gomes, Jeane Jura, Marquinhos da Tia Megue, Henrique Neves, Marcelinho Amigos das crianças, Marcos Rocha, Juninho do Pneu, Nei Irmão, Dequias, Renato do Mercado, Luciano Gomes, Denílson Ambrósio, Marcelo Nozinho, Gerciano Cunha, Fabinho Rodilândia, Eduardo do Doce.

Emoção
As duas inaugurações foram marcadas pela emoção dos familiares dos patronos e pelas bênçãos do Bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamim e padre  Bernardo Masson, da paróquia de Cabuçu . “Estamos recompensados com essa homenagem. Sei o quanto meu irmão amava a nossa profissão, disse emocionada. A família da professora Ivani também compareceu. Estavam o viúvo, Carlos Alberto Babo, os Filhos Marcelo e Patrícia Babo e os netos, que estavam visivelmente tomados pela emoção.  

“Ficamos encantados com a qualidade da obra da escola. Visitamos o local na quinta- feira. Nunca vi aqui em Nova Iguaçu, uma escola como essa”, disse empresário Carlos Alberto Babo.

Para o vereador Fabinho da Rodilândia, a inauguração da escola e as obras representam um marco na história do bairro. “Educação é primordial para as crianças e hoje temos uma escola de qualidade”, disse o vereador que agradeceu ao prefeito e ao governador Pezão.

Os secretários de governo, Thiago Portela, de obras e Serviços Públicos, Carla Neve, de Cultura, Wagner d’Alex Almeida, de Saúde, Luis Teixeira, de  Ação Social,Cristina Quaresma, do presidente de Política Públicas da Edudação, Acárisi Ribeiro.

Além das autoridades, a festa maior ficou mesmo com os estudantes, que ganharam um trenzinho de pipocas, algodão doce, cachorro quente, personagens infantis e a peça “Rei Leão”.

Para os estudantes da Escola Municipal Professor Frankilin Bolivar Fernandes, Gabriel Santos Silva e Gabriela da Silva, ambos de 7 anos, a escola é um verdadeiro sonho. “A escola é muito bonita e tem quadra pra gente brincar”, resumiu Gabriel.

Nenhum comentário: