Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Nova Iguaçu comemora 126 anos da Abolição da Escravatura no Brasil com roda de debate entre jovens

Por: ASCOM
Nova Iguaçu comemora 126 anos da Abolição da Escravatura no Brasil com roda de debate entre jovens
Na data que se comemora a Abolição da Escravatura no Brasil, dia 13, esta terça-feira, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e da Coordenadoria de Igualdade Racial, realizou um encontro reflexivo com os jovens inseridos no Plano Juventude Viva, termo de adesão assinado pelo prefeito Nelson Bornier, no ano passado. A roda de debate aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Valverde. Este ano, comemoram-se os 126 anos da Abolição da Escravatura no Brasil.

A secretária da SEMAS, Cristina Quaresma, explicou que a programação teve como principal objetivo despertar a juventude para as questões sociais históricas e atuais. “Queremos que nossos jovens sintam fome de conhecimento, tornando-os cidadãos mais críticos, reflexivos e protagonistas na sociedade em que vivem”, destacou Quaresma.

Durante o encontro, a equipe da coordenadoria exibiu um vídeo e o conteúdo foi debatido com os jovens por meio de rodas de conversa, levantando temáticas pertinentes ao tema, como: preconceito, racismo, desigualdades sociais, trabalho escravo e etc.

            Segundo Quaresma, este é um tema de extrema relevância, já que, mesmo 126 anos após a Abolição da Escravatura, ainda existem casos de pessoas que vivem sob o julgo do trabalho escravo, conforme divulgado recentemente na imprensa. “Por isso, é sempre importante levarmos esse tipo de discussão pra dentro das nossas comunidades, alertando e conscientizando nossos jovens sobre essas questões sociais”, finalizou a secretária da SEMAS.

Nenhum comentário: