Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Celso Valentim: 'O Governo vai dar a volta por cima'



Por: Wandemberg

                                             Um currículo invejável

Em Nova Iguaçu o que se diz de Celso Valentim é ponto pacífico: 'Melhor Vereador das últimas décadas' / 'Excelente Presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu' / Notável Secretário de Administração' (em gestões passadas). Além do mais trás consigo a experiência adquirida no empresariado onde é respeitado como ‘figura’ de grande expressão. Difícil achar quem não participe dessas opiniões em qualquer quadrante do Município.

Já havia se recusado a participar de outros governos e até ano passado não admitia, sequer,  voltar às hostes da política. Mas no ‘frigir dos ovos’, quando o novo prefeito Bornier, seu amigo particular, o pegou de surpresa com convite feito de público em pleno palanque montado por Cilene Valentim (filha do Celso), não resistiu ao desafio e aceitou ser o Secretário Administrativo na gestão que se iniciava. Não por acaso era o dia do aniversário de Celso. Para unir o útil ao agradável, dia, também, escolhido para inaugurar uma loja de conveniência no posto de gasolina da família o - São Miguel Arcanjo -  em Miguel Couto.  Bornier - estratégico como poucos - foi lá e sob o pretexto de levar um abraço ao amigo aproveitou, e, de microfone em punho, diante de dezenas de pessoas fez o convite, sem dar chance para rejeição.  


A Secretaria de Administração é uma das Pastas mais importantes do Governo, posto que,  lida com a mais complexa das máquinas - a ‘humana’. Se ela não funcionar a contento tudo o mais estará emperrado. 


                 Conversamos com o Secretário

Passado mais de um mês de sua nomeação visitamos o novo secretário Administrativo Celso Valentim  em sua residência, em Miguel Couto. Ninguém mais indicado que ele para dar ciência a grande população do Município, de como o governo vai fazer para pagar uma dívida que passa de um bi de reais, cumprir com os compromissos do orçamento para 2013, que é comparável à essa, desconfortável dívida, e, ainda, se preocupar com as obrigações para os anos que se seguem levando em consideração os problemas advindos da expansão demográfica e imobiliária e outras progressões em ordem geométrica, geradoras compulsivas de necessidades básicas para o povo. Convenhamos trata-se de um imenso desafio! 

                        Muitos problemas

Na verdade, nesse exato momento, até a saúde do Prefeito me preocupa. Nesses primeiros dias de governo um turbilhão de problemas acumulados está aí para ser resolvido. O prefeito tem trabalhado sem parar dia e noite. Além de sermos secretário somos amigo e sofremos juntos na luta para tirarmos o município da situação em que se encontra. Nossa meta é chegar até o final de 2013, com as finanças em equilíbrio, mas até lá temos que trabalhar muito– disse o Secretário.   

                                   O Desafio

"De minha parte aceitei o convite como um desafio a mais na política e tenho contado com  irrestrito, apoio do Prefeito. O mais interessante é que tenho a meu lado pessoas com as quais já trabalhei no passado, gente de minha inteira confiança. Encontrei em minha mesa mais de 600 processos para estudar  e despachar, e, hoje, com menos de dois meses de trabalho, já, conseguimos eliminar o acúmulo" -  redarguiu, com ares de vitória.

"Noto que a maior preocupação do Prefeito diz respeito à área da saúde. Havia um grande déficit de médicos e profissionais dessa área. Já convocamos os concursados. A prioridade é lotar os médicos nas unidades de saúde. Estive com o Secretário e o diretor do HGNI e constatei em ambos uma disposição imensa para resolver os problemas" 

                            Entrosamento

"Outro fator importante que tenho notado é que  está acontecendo um grande entrosamento em todos os setores do Governo.  Some-se a isso a capacidade, reconhecida até por seus adversários, de Bornier governar. Com todos esses fatores positivos acontecendo, não tenho dúvida nenhuma que vamos chegar ao final do ano com grande parte das dívidas pagas. Daí para inaugurarmos uma extensa era de progresso, não será difícil.  Uma coisa é certa, dado ao espírito de trabalho com que o Governo tem se entregado à luta, daqui a quatro anos, quando chegar ao fim a atual  gestão, Nova Iguaçu estará 'feliz' por ter colocado pessoas da cidade na Prefeitura. O Governo vai dar a volta por cima!" - finalizou Celso Valentim.

Nenhum comentário: