Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Empresas contratadas para merenda escolar farão manutenção das cozinhas



Com o novo modelo de gestão, os alunos  terão merenda de qualidade
 A rede municipal de ensino de Nova Iguaçu esta com uma novidade na merenda escolar. As duas empresas contratadas, emergencialmente, para o fornecimento de alimentos  também serão responsáveis pela manutenção das cozinhas, pelo  armazenamento dos produtos alimentícios e  fornecimento do gás, talheres, panelas e todos os utensílios de cozinha. Além disso, cabe a elas a capacitação semestral das merendeiras e auxiliares, contratadas com carteira assinada.
  Para o secretário de Educação, Paulinho do Leopoldo, a medida vai evitar que as escolas fiquem sem merenda por falta de gás, temperos ou outros gêneros. “A Superintendência de Alimentação fiscalizará  todo o trabalho das empresas. O que nós queremos é que os alunos tenham merenda de qualidade. Já que grande parte tem a  alimentação escolar como única refeição”, disse o secretário.
 Neste novo modelo de contrato, saiu das mãos dos diretores das escolas a preocupação de comprar material, quando por algum motivo algum item da merenda deixava de ser entregue pelos fornecedores.
O  leite e as frutas estão presentes no cardápio diário da alimentação das crianças. Também fazem parte da merenda  peixe, frango, carne, fígado, almôndegas, ovos, legumes e sucos. “As frutas são servidas em porções ou em forma de vitaminas para garantir a ingestão desses alimentos por parte dos alunos”, explicou a coordenadora de Alimentação Escolar, Gisele Cristina Costa da Silva.
 Outra medida adotada pela Superintendência de Alimentação Escolar e o treinamento da equipe que irá fiscalizar o trabalho das empresas contratadas. “Estamos treinando a equipe, que sairá com check list  (lista de verificação) dos itens a serem observados. Caso haja descumprimento de algum item, a empresa será notificada, podendo vir a ser multada caso persista no erro”, disse a superintendente de Alimentação Escolar, Alice Carvalho dos Santos.
 Carteira Assinada
 Quem está comemorando a nova fase são as merendeiras da Escola Municipal Rui Afrânio Peixoto. Acostumadas a trabalhar em regime de contrato, agora trabalham com carteira assinada. “Estou muito feliz. Nunca havia trabalhado de carteira assinada antes”, disse Joana D’arc de Marque, 40 anos.
 A alegria também contagiou a merendeira Marlene dos Santos Martins, 52. “Agora temos a garantia de nossos direitos trabalhistas, o que não acontecia anteriormente”, contou Marlene, que como sua colega já atuava na escola há oito anos

Nenhum comentário: