Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu inaugura o primeiro Centro de Hidratação da Dengue na Baixada Fluminense















 ASCOM / HGNI
Audrey Andrade

Na manhã desta quarta-feira, 20 de fevereiro, o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira, o prefeito da cidade, Nelson Bornier, e o superintendente de Vigilância Epidemiológia e Ambiental do Estado, Alexandre Chieppe, inauguraram o primeiro Centro de Hidratação da Dengue na Baixada Fluminense. Os pacientes que apresentarem os sintomas da doença terão atendimento especial e devem procurar diretamente o Centro, que fica em frente à Emergência do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI).
O Centro, que possui dez cadeiras de hidratação, mas tem capacidade de ser ampliado caso seja necessário, tem o objetivo de facilitar o atendimento dos pacientes com sintomas da doença, além de dar mais velocidade, evitando a evolução da doença para casos com complicação. A escolha do HGNI é considerada estratégica pelo secretário de Saúde, uma vez que o hospital é a principal unidade de emergência da região.
“Estamos realizando na cidade ações de prevenção com carros fumacês e fumacês portáteis, além de um trabalho de visitação domiciliar e de educação, com distribuição de panfletos de como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypty, transmissor da doença. Mas também estamos criando este Centro de Hidratação para facilitar o atendimento do paciente que apresentar os sintomas, evitando, assim, a evolução dos casos da doença. Quanto mais rápido o atendimento, mais rápida é a melhora do paciente”, frisou Luiz Antônio.
No ano de 2012 foram notificados 4.446 casos de dengue em Nova Iguaçu, dos quais 1.906 foram confirmados, e houve cinco mortes por conta da doença. Em janeiro de 2013 foram notificados 60 casos doença, dos quais nove foram confirmados, sete foram descartados e 44 aguardam resultado. Não houve nenhum óbito por conta da doença.
A inauguração contou ainda com a presença da equipe da direção do HGNI. O Centro de Hidratação fica na Rua Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953 – Bairro da Posse – Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: