Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ESTADO DEVERÁ OFERECER CAMPANHA PARA USO CORRETO DA CADEIRA E DO CINTO DE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS


Por: Ana Fernandes
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (26/02), em segunda discussão, projeto de lei 988/11, de autoria do deputado estadual Luiz Martins (PDT), que altera a lei nº 5645, de 06 de janeiro de 2010, instituindo no estado do Rio de Janeiro, o Dia do Alerta Sobre o Uso Correto da Cadeira e do Cinto de Segurança para Crianças na Data de 12 de Outubro,
O autor da proposta explica que morrem cerca de 1000 crianças no Brasil, por ano, vitimas de acidente de trânsito. “ Essas tragédias foram provocadas pela falta de uso da cadeirinha ou cinto de segurança pela criança no veículo ", afirma Luiz Martins.
Estudos americanos demonstraram que o uso dos assentos de segurança, conhecidos popularmente por "cadeirinhas" reduz em 71% o numero de mortes em bebes de colo e em 54% as mortes entre crianças de 1 a 3 anos, em casos de acidentes automobilísticos. Nos 50% das mortes com crianças com menos de 5 anos, verificou-se a falta do dispositivo de segurança.
Outro fato a ser ponderado é que a criança, com o impacto do acidente pode ser arremessada para fora do auto. E que em caso de acidente, uma criança de 20 kilos representa uma força de quase uma tonelada nos braços de quem a estiver segurando.
Os cintos de segurança integrantes dos autos são grandes e impróprios para bebês e crianças pequenas, que devem ser transportadas no banco traseiro junto à cadeirinha que devem conter de preferência, o cinto de três pontos. A não utilização desse equipamento é considerada infração gravíssima pelo Código Nacional de Transito.
O projeto segue para o Governador sancionar, o que pode levar até 15 dias.

Nenhum comentário: