Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

5ª Conferência das Cidades

ASCOM/PMNI


Nova Iguaçu reúne 400 pessoas na 5ª Conferência das Cidades

 Nova Iguaçu realizou neste domingo, 19 de maio, a 5ª Conferência das Cidades, que abordou o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”. Presidida pelo secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham), Giovanni Guidone, o evento contou com palestras do subsecretário de Estado de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, que falou sobre “Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”, e do arquiteto Paulo Aguiar, que abordou “Histórico da Importância das Conferências e Sua Influência no Planejamento Municipal”.

Um público de 400 pessoas lotou o auditório da Universidade Iguaçu (Iguaçu). A atividade que teve início às 7h30 com o credenciamento se estendeu até às 19h30. “Nossa conferência teve uma participação expressiva. As palestras foram esclarecedoras e conseguimos extrair propostas muito interessantes dos grupos de trabalho”, afirmou Guidone.

Os participantes foram divididos em equipes que discutiram novas políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento, transporte, trânsito, mobilidade e planejamento. De acordo com Giovanni Guidone, várias propostas foram retiradas da conferência e serão enviadas para o Ministério das Cidades. “Todos os segmentos do governo e da sociedade civil estavam presentes e contribuíram de forma significativa. Vamos levar todas as discussões pautadas para firmar na conferência estadual, marcada para setembro. Precisamos mostrar que, como município, estamos organizados e dessa forma, queremos participar da instalação e montagem de um plano nacional”, avalia o secretário.

Após o sucesso da 5ª Conferência das Cidades, a Semuham está elaborando a Conferência de Meio Ambiente, que abordará o tema “Resíduos Sólidos”, prevista para o final de julho.
  


Nenhum comentário: