Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bornier renova vale social e garante transporte gratuito para deficientes e doentes crônicos

Dani Nicolasina, Valnei Costa e Cristina Quaresma com o prefeito Nelson Bornier e Julio Lopes na assinatura do termo de cooperação técnica










O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, assinaram, nesta terça-feira (07-05), a renovação do  termo de cooperação técnica do vale social, que dá direito ao transporte gratuito a deficientes físicos, mentais, visuais ou auditivos e doentes crônicos. No município, 7.751 pessoas já receberam o benefício. A expectativa é dobrar este número até o final do ano.

Durante o encontro, no gabinete do prefeito, o secretário Julio Lopes destacou que a renovação por mais cinco anos irá beneficiar um maior número de pessoas. “Nova Iguaçu é uma importante cidade da Baixada Fluminense e com muitos usuários do vale social. Nossa meta é ampliar ainda mais o programa. Parabenizo o prefeito Nelson Bornier por esta iniciativa de trabalhar para todos os setores da sociedade, primando sempre pela inclusão”,   disse Julio Lopes.

Nelson Bornier destacou a importância da renovação do vale social. Segundo ele, muitas pessoas com qualquer tipo de deficiência não conseguem sair de casa por não ter dinheiro para pagar ônibus. “Nossa administração respeita todos os cidadãos. Esta parceria com o governo e estadual traz benefícios para Nova Iguaçu e pretendemos ampliar o número de atendimentos”, concluiu o prefeito, ao lado da vice-prefeita Dani Nicolasina.



Acompanhado pela secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, o subsecretário do Direito da Pessoa com Deficiência ,  Valnei Costa, informou que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Nova Iguaçu  tem 264 mil pessoas com algum tipo de deficiência. “Estamos avançando muito na questão de respeito aos deficientes. As pessoas devem ir em busca de seus direitos, e o vale social é um deles”, avaliou. “Nossa meta é trabalhar respeitando sempre os cidadãos. A Secretaria está de portas abertas para atender a todos. O vale vai facilitar muito a vida de quem precisa andar de ônibus, por exemplo, para fazer tratamento”, completou a secretária Cristina Quaresma.



Como dar entrada no vale social

Para dar entrada no vale social é necessário comparecer à Secretaria de Assistência Social (Rua Dr. Luiz Guimarães, 956, lojas 1 e 2, Centro) munido dos originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico, além de uma foto 3 X 4 recente. Caso seja menor de idade ou incapaz, apresentar original e cópia da certidão de nascimento do requerente e o documento do responsável (pai, mãe ou tutor).

Menor de idade e adulto incapaz que sejam doentes crônicos ou mentais podem  pedir a inclusão de acompanhante no vale social. A indicação deve constar no laudo médico.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2669-1300 e 2667-9213 ramal 31.

Nenhum comentário: