Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Van para deficientes
















Por: ASCOM PMNI  Fotos: THIAGO LOUREIRO

Prefeitura de Nova Iguaçu entrega van adaptada para fortalecer ações com deficientes
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, entregou nesta segunda-feira, 27, uma van adaptada com elevador e quatro lugares para cadeirantes, que será utilizada pela Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A cerimônia, realizada no paço municipal, contou com a presença da secretária de Assistência Social (Semas), Cristina Quaresma; do subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa; do secretário de Governo, Thiago Portela, e do secretário de Fazenda, Luiz Carlos Mayhé.

O veículo foi doado na última quinta-feira (23) pelo Governo do Estado, através do projeto Rio Solidário. Nelson Bornier definiu a ação como um ponto de partida em políticas públicas para os deficientes em Nova Iguaçu. “Estou muito honrado, pois a nossa cidade foi a única em todo o estado que ganhou a van adaptada. Mas essa é apenas a primeira contribuição. Estamos atentos às necessidades da categoria e atuaremos de forma incansável para oferecer serviços de qualidade, com eficiência”, afirmou o prefeito.


Com o novo transporte, a Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu irá ampliar os atendimentos psicossocial, no banco de empregos e cadeira de rodas, vale social, esportes adaptados, esclarecimento jurídico e atendimento médico. “Muitas pessoas não usam os serviços da subsecretaria, pois encontram dificuldades no transporte. Agora, esses deficientes poderão ser atendidos dentro da própria van. Vamos ser uma secretária móvel”, avalia, Valnei Costa.

Já Cristina Quaresma, alerta que é preciso continuar trabalhando. “De acordo com dados do IBGE, de 2010, temos em Nova Iguaçu cerca de 264  mil pessoas com deficiência. Com esse veículo, chegaremos em lugares distantes e faremos os atendimentos com qualidade. Com certeza, isso já é uma enorme diferença. Mas como a cidade é muito grande, precisamos desenvolver mais atividades para que as políticas públicas cheguem para todos”, conclui a secretária da Semas.



Nova Iguaçu investe na promoção da Pessoa com Deficiência

Assim que o prefeito Nelson Bornier assumiu o governo da cidade, os deficientes passaram a ter vez. A exemplo disso, 24 deles trabalham hoje no Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Divididos em dois turnos (das 8h às 14h e das 14h às 20h), esses profissionais receberam qualificação na Secretaria de Fazenda e atuam desde a recepção dos contribuintes até o parcelamento das dívidas. Para o secretário de Fazenda, Luiz Carlos Mayhé, o trabalho está sendo exemplar. “A campanha do Refis é um sucesso e eles fazem parte disso. São dedicados, assíduos e não se atrasam. A campanha terá duração de seis meses e estamos avaliando a atuação de todos. Nossa intenção é poder aproveitar essa mão de obra”, afirma.

Na quarta-feira, dia 29, a Semas entregará cadeiras rodas, às 11h, na sede da secretaria, que fica na Rua Doutor Luiz Guimarães, nº 956, Centro. “Oferecendo cadeiras de rodas, garantimos o direito de ir e vir desses cidadãos que não têm condições financeiras de adquirir os equipamentos, devido o alto custo”, argumenta Cristina Quaresma.

Nenhum comentário: