Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pezão encontra com Bornier e outros prefeitos da Baixada Fluminense para reduzir déficit habitacional


















Mais de três milhões de pessoas que vivem na Baixada Fluminense podem ser beneficiadas por meio do “2º Encontro da Construção Civil e Prefeituras”, que aconteceu na segunda-feira (13.05), em Duque de Caxias. Para debater ideias e discutir as principais questões sobre as políticas de investimento no Programa Minha Casa Minha Vida, o vice-governador Luiz Fernando Pezão se reuniu com o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier; de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso; de Belford Roxo, Dennis Dauttmann; de Queimados, Max Lemos; e de Nilópolis, Alessandro Calazans. O objetivo é somar forças com os prefeitos da região para combater o déficit habitacional, além de construir uma Política Nacional de Habitação planejada e baseada no longo prazo. O Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, foi lançado em 2009 e que já totaliza mais de 2,5 milhões de unidades habitacionais contratadas.

Pezão declarou que este é o melhor programa já concebido, porque dá crédito a uma faixa de renda, de zero a três salários mínimos, que nunca teve vez. “O Programa deveria ser protegido por uma lei federal que o garantisse por muitos anos para pagar a dívida que nós temos com a população. Os prefeitos são fundamentais para a implementação do Programa, que irá contribuir para a minimização de um grave problema social, que é a falta de moradia”, enfatizou o vice-governado.

Bornier acredita que com a união entre os governos Federal, Estadual e Municipal o Programa irá deslanchar. “Já assistimos grandes tragédias, culpa da ocupação desordenada em encostas, margens dos rios e beira dos valões. Não podemos ficar de braços cruzados, precisamos oferecer local digno às famílias desamparadas, que lutam há anos por uma moradia. Mas para isso, precisamos de infraestrutura e planejamento. É possível sim mudar a realidade dessas pessoas e, ao mesmo, provocar o desenvolvimento da Baixada Fluminense”, disse o prefeito de Nova Iguaçu, que foi acompanhado do secretário Municipal Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone.

De acordo com o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Cláudio Martins, desde o início do Programa, foram contratadas 28.106 unidades habitacionais na Baixada Fluminense, sendo que 7.760 já foram entregues e outras 20.346 encontram-se em produção. “Esses números representam, além do atendimento às famílias, um investimento de quase R$ 2 bilhões na região, com geração de empregos, impostos e outros benefícios proporcionados pela cadeia produtiva da construção civil”, ressaltou Cláudio Martins.

O evento, realizado de 9 às 16h, foi repleto de palestras do subsecretário Estadual de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro; do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio); Roberto Kauffmann; do diretor Executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Teotônio Rezende; e do presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, o prefeito Max Lemos. A programação contou, ainda, com Fórum Técnico da Superintendência Regional e das Áreas Técnicas da Caixa, além de debates e encaminhamento de propostas.

Nenhum comentário: