Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Distrito industrial de Nova Iguaçu deverá ter 40 fábricas de grande porte


Maurício Moraes, Haroldo Batui, Nelson Bornier e diretores da Eletrobras/Furnas conversaram sobre a permuta da área para a construção do distrito industrial

Por: ASCOM/PMNI
Fotos: Charles de Souza

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, deu nesta terça-feira (14-05) o primeiro passo para a criação de um distrito industrial no município. Pela manhã, ele se reuniu com diretores da Eletrobras/Furnas para negociar a permuta de uma área de 805 mil metros quadrados, que fica no limite com  Queimados, para a instalação do complexo, que ficará em uma área de três milhões de metros quadrados, e abrigará cerca de 40 fábricas de grande porte. O secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone,  e representantes da estatal sobrevoaram a área.

De acordo com Nelson Bornier, o distrito irá gerar cerca  de 40 mil empregos, recuperando assim o poder industrial do município, que perdeu fábricas por causa das emancipações de Queimados, Japeri, Belford Roxo e Mesquita, na década de 90. “Acredito que em um ano implantaremos o distrito, que ficará na Rodovia Presidente Dutra (sentido São Paulo Rio), entre os viadutos de Queimados e Austin”, disse Bornier, que  conversou com o governador Sérgio Cabral solicitando a redução da alíquota do ICMS de 18 para 2% .

Com as emancipações, Nova Iguaçu perdeu diversas indústrias de nome no mercado nacional como a Kaiser, Cimento Liz, Pumar (fábrica de guarda-chuvas) e a Bayer, entre outras. O município ficou ainda sem o Porto Seco (depósito alfandegado que armazena mercadorias), que passou a pertencer a Mesquita.

O superintendente de Planejamento de Furnas, Haroldo Batui Ricardo, enfatizou que a empresa tem interesse em facilitar a permuta da área com a Prefeitura. Antes de sobrevoar a área com Giovanni Guidonne, ele destacou que 800 mil metros quadrados serão suficientes para que Furnas construa uma subestação de energia, que abastecerá a capital e a região Metropolitana do Rio. “Estamos conversando com a Prefeitura e acredito que as negociações irão evoluir de forma que contemple as duas partes”, resumiu.

O presidente da Câmara, Mauricio Moraes, participou da reunião.

Nenhum comentário: