Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nova Secretária de Educação vai rever Plano de Carreira



















joana barros braga mineiro
Foto: Thiago Loureiro

O Plano de Cargos,Carreiras e Salários (PCCS) dos professores da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu começou a ser revisto. “Já estamos estudando com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), a possibilidade de correções”, disse hoje (9) a secretária municipal interina de Educação, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato. Aos 63 anos de idade e 45 anos de magistério ela assume o lugar de Paulinho do Leopoldo, exonerado na última quarta-feira, através do prefeito Nelson Bornier. Com larga experiência na área de Educação no município, Aparecida assegura estar disposta a trabalhar para que a Educação na cidade não deixe de ser prioridade de governo.
Aparecida já esteve à frente da Coordenadoria Estadual de Educação Regional da Metropolitana I, durante quatro anos. Ela também já dirigiu a secretaria municipal de Educação em 1997, no primeiro governo de Bornier e depois em 2002, no governo do então prefeito Mário Marques e foi diretora durante 10 anos da Escola Técnica João Luiz do Nascimento, quando ainda era apenas um centro interescolar. “Eu participei da transformação daquela unidade em escola técnica”, disse sem esconder o orgulho.
Apesar de interina no cargo, a educadora afirmou que não só o PCCS, mas como todo o Regimento Interno da Secretaria Municipal de Educação, precisam ser revistos. “A secretaria cresceu e suas atribuições também. Hoje existem funções que não estavam previstas no Regimento Interno, como Incentivador de Leituras e Coordenador de Políticas Regionais”, declarou Aparecida que também responde pelo cargo de subsecretária de Educação Pedagógica.
De Portas Abertas para o Sepe                            
A secretária interina de Educação de Nova Iguaçu garantiu que as portas da Semed estão sempre abertas para receber a direção do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe). “Como subsecretária já atendi ao Sepe duas vezes. Estamos à disposição. Queremos somar e não dividir”, disse.
Para Aparecida Marcondes merenda escolar não é atribuição de educador. “A terceirização da merenda escolar não vai acontecer. Isso não é competência de educadores”, dispara.  Quanto à contratação de professores, Aparecida afirmou que não irá acontecer. “Já fizemos duas convocações de professores aprovados nos últimos concursos. Agora estamos abrindo vagas para estagiários e mães educadoras,em função dos programas Escola Viva e Educação Integral que serão realizados em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Esporte e Lazer”. 
Aparecida defende a permanência de eleições para diretoras das escolas da rede municipal. Mas segundo ela, alguns critérios devem ser estabelecidos. “Há algumas escolas abandonadas por falta de gestão. O diretor eleito deve ter responsabilidade como trabalho e compromisso com o governo. Não é porque é eleito que vai fazer o que quer, de qualquer jeito. Os candidatos devem ter tempo de serviço e experiência profissional”.
A perda salarial dos professores de 13,15% defendida pelo Sepe é outro assunto que merece ser revisto, de acordo com a interina. “Em uma próxima oportunidade estaremos discutindo com o prefeito Bornier”, avisa. Aparecida disse que está envolvida na preparação do Forum de Educação, que estará acontecendo no município no segundo semestre para gestores, orientadores pedagógicos e coordenadores de políticas pedagógicas, assim como a capacitação de professores de Educação de Jovens e Adultos (Eja).“Uma de nossa metas agora é preparar professores e alunos para que o município tenha uma melhor classificação na nova avaliação de desempenho no Índice da Educação Básica (Ideb).”, garante.

Nenhum comentário: