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quinta-feira, 30 de maio de 2013

CAMINHOS DE OURO POR NOSSAS BAIXADAS

Do historiador: Ney Alberto (in memoriam)
Extraído do livro "Deus nos livre da política de Iguassú" - escrito pelo autor (em vida), para abastecer sua coluna neste jornal.



Busto do historiador Ney Alberto
Com as descobertas de minas, nas regiões das GERAIS, o ouro e pedras preciosas foram transportados para o Porto de Paraty (RJ). Mais tarde – porque a barra da Baía de Guanabara oferecia alguma segurança contra investidas de ‘piratas’ – aquelas preciosidades foram trazidas para o Rio de Janeiro. Foi aberto o ‘Caminho Novo das Minas’, empreitada sob a responsabilidade de Garcia Paes Leme, auxiliado pelo cunhado, Domingos Fonseca Leme; vínculo formador da importante Família Paes Leme, rica de personagens de nossa geo-história. O ‘Caminho Novo’ foi, também, chamado de ‘Caminho do Pilar’ ou ‘da Pedra do Couto’, passando por Xerem, com ponto final no Porto do Rio Pilar, afluente do Rio Iguassú (que deu nome a este jornal), na Baixada Fluminense. Caminho muito íngreme, provocou a abertura  - por iniciativa de Bernardo Soares de Proença – da ’Variante do Porto da Estrela’(‘Caminho de Inhomirim /’Variante do Proença’). Destes dois Portos, as riquezas eram embarcadas (barcos de ’fundo de prato’, que desciam os rios e enfrentavam o mar guanabarino). Aportavam no ’Cais dos Mineiros’, ao pé do Morro de São Bento, perto da futura Praça Mauá.
Para evitar tais transportes via navegação flúvio-marítima e driblar os pantanais Baixadenses foi traçado o ‘Caminho de Terra Firme’ (‘Caminho Novo do Tinguá’). Não confundir com a - ainda não existente – Estrada Real do Comércio, idealizada em 1811.
O ‘Caminho de Terra’ destroncava do ‘Caminho Novo’ (do Pilar) perto de Paty do Alferes e, fazendo um ‘rodeio’, alcançava Sacra Família, Morro Azul, Bom Fim (Arcádia), Sertão (Conrado), Paes Leme, São Pedro (Jacuba), Pouso dos Queimados, Pouso de Madureira, Maxambomba (Nova Iguassú) e, com a denominação de ‘Estrada Geral’, chegava ao ‘Cais dos Mineiros’ (Rio de Janeiro). No mapeamento levantado por Vieyra Leão (1767) estes caminhos estão registrados.

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