Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Estudantes de Nova Iguaçu fazem primeira seletiva para o Atletas na Escola



Por: ASCOMPMNI
Fotos: Madalena Angelo
 De olho em futuras olimpíadas, estudantes das escolas municipais de Nova Iguaçu participaram das primeiras seletivas para o programa Atletas na Escola, do governo federal.  De acordo com os professores de educação física da Vila Olímpica, onde estão sendo realizadas as provas, muitos chegam desajeitados, mas com potencial a ser trabalhado.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, a adesão da Secretaria Municipal de Educação ao programa Atleta na Escola é uma experiência única para os jovens que não conhecem o atletismo. “Este programa é um detector de talentos. Investir no atletismo, que é a base de todos os esportes, significa investir no próprio estudante, que com certeza terá aumento do rendimento escolar”, aposta o secretário.

Nem a chuva impediu os alunos das Escolas Municipais Menino de Deus, Visconde de Itaboraí, Chaer Kazen Kalaoun, Heitor Dantas e Monteiro Lobato de enfrentarem a pista de corridas ou a caixa de areia, onde acontecem os saltos. Com muita garra, os estudantes torciam uns pelos outros enquanto aguardavam o momento da apresentação.

Segundo o coordenador de Atletismo da Vila Olímpica, Irani Silva Filho, estão sendo observados ritmos de passada, coordenação e os tempos. “Como a maioria chega cru, os que fizerem os melhores tempos e demonstrarem aptidão terão trabalhados a técnica e a largada”, explicou o coordenador.

Aluno do 5º ano na Escola Municipal Visconde Itaboraí, Fabrício Gonçalves Lopes se identificou com as provas de velocidade e já sonha em ser um velocista, como o jamaicano Usain Bolt. “Fiz o teste também no salto em distância, mas gostei mais da corrida” contou o menino. As irmãs Ana Lívia e Ana Lice Alves Miranda, de 11 e 12 anos, estão juntas também no sonho de se tornarem grandes atletas. Alunas da Escola Municipal Monteiro Lobato, as duas já treinam nas modalidades de velocidade e salto em distância na equipe da Vila Olímpica e se escolhidas, vão representar a unidade escolar.

A próxima seletiva será na sexta-feira, dia 7, com as Escolas Municipais Janir Clementino e  Professor Amazor Vieira Borges.

Nenhum comentário: