Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Prefeito de Nova Iguaçu doa área para construção de destacamento da PM no bairro Cerâmica

Prefeito Nelson Bornier e secretários debateram segurança com o comandante geral da PM



Por: ASCOM/ PMNIFoto: Charles Souza
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, recebeu, nesta terça-feira (04-05), em seu gabinete, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho. Durante o encontro, um dos temas debatidos foi a questão da segurança no município. O militar informou que na semana que vem levará à Secretaria de Segurança Pública o projeto para a construção do batalhão de Nova Iguaçu, que ficará em Marapicu. Bornier anunciou ainda que a Prefeitura irá doar uma área para a instalação de destacamento da PM no bairro Cerâmica.

Nelson Bornier destacou que a área do batalhão já está desapropriada e pronta receber a nova unidade. Preocupado com a onda de insegurança no município, Bornier disse que a construção do batalhão, no corredor da Estrada de Madureira, e a implantação do destacamento são importantes para o município. “Estamos fazendo a nossa parte para que Nova Iguaçu continue sendo uma cidade segura. O governador Sérgio Cabral está nos ajudando muito nesta tarefa”, concluiu Bornier, que na terça-feira (11/06) visitará com o comandante geral da PM a área para construção do destacamento na Cerâmica.

O prefeito argumentou ainda que no sábado (08-06) se reunirá com moradores do bairro Campo Belo, que fica no corredor da Estrada de Madureira, área onde há problemas com bandidos. Na semana passada, pelo menos três escolas municipais foram fechadas e a coleta de lixo foi precária por causa da aços de traficantes.

Nelson Bornier já decidiu que a Prefeitura irá reformar os destacamentos de policiamento PM de Miguel Couto, KM-32, Jardim Tropical e Comendador Soares. O de Austin irá mudar de lugar por causa da construção de um viaduto. Na próxima semana, Bornier vai a Brasília conversar com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para pedir recursos. O objetivo é instalar em Nova Iguaçu, em parceria com os governos federal e estadual, um centro de operações que permitirá uma série de ações de reforço à segurança.

Erir Ribeiro falou rapidamente após a saída do encontro e mostrou-se surpreso ao ser perguntado se os bandidos do Rio migraram para a Baixada Fluminense após a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). “Não há nenhuma relação de migração com a instalação das UPPs. A Polícia está trabalhando sempre para combater a criminalidade”, resumiu, acentuando que um dos principais problemas de Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis e Nova Iguaçu é a Via Light, estrada que, segundo Erir Costa,  serve de rota de fuga de traficantes oriundos do Morro do Chapadão, na Pavuna, subúrbio do Rio.

Mesmo com o comandante negando o aumento da violência na Baixada Fluminense, estatísticas de março da Secretaria de Segurança Pública do Rio dão força à hipótese de mudança da criminalidade. Os números mostram queda da criminalidade na capital e aumento na Baixada em comparação com março do ano passado.

De acordo com dados da Secretaria, as 12 cidades da Baixada Fluminense registraram aumento de 14 indicadores e redução em apenas quatro. Houve avanço nos homicídios (23%), roubos (21,5%) e no total de ocorrências (5,3%).

O comandante do 20 Batalhão de Polícia Militar (Mesquita), tenente-coronel Max Fernandes, salientou que a unidade tem 670 policiais para cobrir Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis. Segundo ele, não há nenhuma área crítica em Nova Iguaçu. “Identificamos o problema e o combatemos de imediato”, disse.

Participaram também da reunião a vice-prefeita Dani Nicolasina, os secretários Thiago Portela (Governo), Luiz Antunes (Defesa Civil e Ordem Pública), o procurador geral Tiago Rodrigues e o consultor jurídico Adilson de Faria Maciel.

Nenhum comentário: