Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

Governo do Estado deverá inaugurar Arco Metropolitano até o fim do ano






































Por: Wandemberg

Visitamos as obras do Arco Metropolitano na altura de Barão do Guandu bairro de Nova Iguaçu, indo até os limites dessa  cidade com Caxias. Notamos que a obra já entrou na reta final. Grande parte de uma das pistas já está pavimentada e a outra pista, que corre 'paralela', parece, estar pronta, em grande parte, para receber a camada asfáltica.  Uma coisa ficou patenteada é uma obra feita com esmero. No trecho   em solo de Barão de Guandu  lamentamos, apenas, falta de saída que sirva a uma só vez para se chegar a Miguel Couto, Vila de Cava, Tinguá e Adjacências. Pelo que se sabe, após estar inaugurada, os que passarem com seus veículos nas imediações, e,  por ventura, queiram se dirigir para os bairros citados, não poderão fazê-lo. Terão que passar direto, e somente, ao chegar em Santa Rita sair do Arco tomando sentido Nova Iguaçu pela Estrada de Adrianópolis, tomando a Henrique Duque Estrada Meyer na entrada para o Ambaí, ou ainda, voltar por Santa Rita em direção a Vila de Cava. 
A estrada é considerada de suma importância para abreviar o transito na Washington Luiz, na Presidente Dutra e também na Avenida Brasil. Pelo o que está sendo dito, a rodovia será inaugurada ao final do ano de 2013.

Preocupações anteriores

Uma das possibilidades que gerou especulações, antes mesmo da obra sair do papel, fora a hipótse da favelização às margens do Arco. Pelo menos em Nova Iguaçu e Caxias, hoje, vemos que essa possibilidade se reduziu sobremaneira pelo fato de se saber, que as terras do entorno são propriedade particulares, com cercas (em sua maioria)  onde encontraremos pasto/gado e mata. Algumas dessas glebas, são matas nativas, preservadas pelos proprietários, onde fica proibida a caça e retirada da flora. Menos mal. Existe no entretanto, a possibilidade de surgir novos bairros com o loteamento das áreas. Se houver um ‘booonnn’ nesse sentido, que as Prefeituras e Estado estejam atentos para exigir a ordenação dos bairros com a infraestrutura adequada.    

Nenhum comentário: