Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mais áreas verdes


Por: Joana braga mineiroFoto Charles de Souza
Prefeitura de Nova Iguaçu promove ações para aumentar áreas verdes
Aumentar a arborização e cuidar do verde de uma cidade que tem mais de 500 km² e está em total ascensão são alguns dos objetivos da Superintendência de Áreas Verdes da Prefeitura de Nova Iguaçu. O setor, que está dentro da Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, promete implantar vários projetos no município, entre eles o Parque Botânico Municipal, numa área de 400 mil metros, em Santa Rita. De acordo com o superintendente de Áreas Verdes, Luney Martins de Almeida, foram plantadas 150 mudas no Centro e Rodilândia e até o final do ano deverão ser plantadas mais quatro mil.
O plantio faz parte do projeto Cidade Verde. Luney explicou que foram escolhidas algumas espécies de poucos problemas futuros como pau-ferro, pau-brasil e aroeira para serem plantadas pela cidade. O projeto também inclui levantamento e cadastramento de todas as praças. O objetivo é identificar o estado de cada uma para sinalizar a necessidade de manutenção ou reforma. 
O secretário Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, explicou que o crescimento de Nova Iguaçu esbarra na falta de planejamento urbano de longo prazo e, principalmente, na falta de cuidado com a arborização. “A falta das áreas verdes, além de refletir no ar, na temperatura e no embelezamento da cidade, atinge negativamente a qualidade de vida do ser humano”, alertou.
A Superintendência de Áreas Verdes está implantando, ainda, o Inventário Arbóreo, que está realizando um levantamento de todas as árvores em calçadas da cidade, identificando as problemáticas. Segundo Luney, será contratada uma empresa, que já está em processo licitatório, para fazer a poda de todas as árvores que oferecem riscos à sociedade, sejam de queda natural ou ação de terceiros. A ideia, segundo ele, é reduzir custos operacionais e evitar acidentes. O superintendente disso que o Inventário Arbóreo irá, ainda, identificar o quanto de áreas verdes a cidade tem e o quanto falta para garantir a qualidade de vida da população.
Luney enfatizou ser justo uma estrutura adequada para um tema de tamanha importância. O superintendente afirmou que o objetivo é aumentar as áreas verdes e as de lazer, garantindo o bem-estar da população. “Devemos tratar a cidade como merece ser tratada. Precisamos pensar no futuro com mais verde”, ressaltou. Ainda este ano, o Horto Municipal será reformado e ganhará estrutura para voltar a produzir mudas. O Horto terá capacidade para produzir 500 mudas por mês de árvores, arbustos e forrações para praças.
Enquanto o projeto do Parque Botânico Municipal não ganha verba e não sai do papel, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente irá plantar, até o início do ano que vem, 10 hectares, o equivalente a 100 mil metros de mudas de árvores da mata atlântica. A ação, junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), não irá gerar nenhum custo para a prefeitura. A empresa irá manter o arboreto por três anos.

Nenhum comentário: