Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nova Iguaçu reabre o Parque Natural Municipal








Por: ASCOM/PMNIFotos de Charles Souza
Espaço ficou fechado cinco meses e passou por obras de manutenção

A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de junho, uma solenidade para comemorar os 15 anos de criação do Parque Natural Municipal. A atividade aconteceu na sede administrativa do parque e contou com a presença do secretário de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Semuham), Giovanni Guidone, da secretária de Obras, Carla Neves, da vice-prefeita, Dani Nicolasina, e do subsecretário de Estado de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro.

Fechado há cinco meses para manutenção, o local teve uma das estradas de acesso estruturada para a passagem de veículos e contou ainda com a limpeza da trilha principal, reforma e pintura da guarita, sede administrativa e dos banheiros públicos. “Este o primeiro passo para uma série de melhorias que realizaremos aqui. Foi preciso fechar o parque para fazer intervenções, visando a segurança dos frequentadores”, afirmou Guidone.

Vicente Loureiro destacou a importância do espaço para a região. “Esta é a primeira unidade de conservação criada na Baixada Fluminense e infelizmente, ficou anos sem qualquer tipo de manutenção. É preciso que esse espaço seja preservado através de uma política permanente de Estado”, disse.

De acordo com Giovanni Guidone, o parque receberá várias obras, com o objetivo de preservar a riqueza ambiental guardada na cidade. Entre as intervenções, estão previstas a inserção de placas sinalizadoras, reativação da estrada de acesso pelo bairro K11, reabertura das trilhas do Mirante, Pau Pereira e Pedra da Contenda e ainda será feita a restauração do Casarão e criado um centro para pesquisadores.

O Parque Municipal funciona de terça a domingo, das 8h às 16h. Menores de idade só entram na companhia de um responsável.



 Alunos de rede pública de ensino acompanharam a reabertura do parque

A ansiedade tomou conta dos alunos das escolas municipais Kerma Moreira Franco e Enilza Barros Santos Chiconelli, ambas do bairro de Austin, que participaram da reabertura do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. Muitos, até desconheciam a existência do espaço.

Com 11 mil quilômetros quadrados de área, a vegetação exuberante da Mata Atlântica, cercado de piscinas naturais, animais silvestres e patrimônios históricos, deixou o grupo de 33 estudantes empolgados. “É a primeira vez que venho aqui. Achei lindo e quero voltar mais vezes”, contou a aluna do 5º ano, Juliana Dutra, de 13 anos.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Kerma Moreira Franco, Geniva da Cruz, diversas ações pedagógicas foram realizadas durante o passeio. “Trabalhamos questões de comunicação, português e matemática. O passeio agregou muitos conhecimentos aos nossos alunos”, explicou.

Nenhum comentário: