Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Capital da Baixada, Nova Iguaçu quer atrair Jogos Paralímpicos

Representantes da China, Dinamarca, Canadá, Uruguai, Dinamarca e de outros comitês leram e conversaram sobre Nova Iguaçu
Por: Paulo Cezar Pereira Fotos: Clara paixão          
Capital da Baixada, Nova Iguaçu quer atrair Jogos Paralímpicos
  Com o objetivo de atrair os olhares das delegações dos Jogos Paraolímpicos para as cidades que foram selecionadas para receber os pré-jogos de 2016, o Comitê Olímpico da Rio 2016 realizou hoje o último “Open Day” (Dia de Portas Abertas). O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, foi o único dos 92 municípios fluminenses convidado para o evento, comparecendo e determinando ao Secretário de Comunicação, o jornalista Paulo Cezar Pereira, que representasse o governo nos encontros de trabalho com os diversos comitês.             
  No total, 35 representantes de 18 países participaram do encontro na sede do Comitê Olímpico e Paralímpico da Rio 2016, localizada na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Dez cidades tiveram a oportunidade de conversar com os comitês para apresentar a infraestrutura e explicar por que está preparada para ser escolhida para abrigar as delegações. Bornier colocou a prefeitura à disposição das delegações para futuros contatos. Dirigentes da China, Dinamarca, Canadá, Barhein, Uruguai, Espanha, Israel e da Nova Zelândia foram os que mais fizeram perguntas sobre a cidade de Nova Iguaçu.

                Também marcaram presença representantes das cidades do Guarujá , Florianópolis, Uberlândia, Volta Redonda, Blumenau, Niterói, Petrópolis, Santos, entre outras, que estão na disputa para atrair alguma delegação para sua cidade. Os principais pontos de interesse e preocupação questionados pelas delegações foram: infraestrutura, hospedagem, transporte público e segurança.

                Para participar do evento, a prefeitura de Nova Iguaçu preparou um material de divulgação inédito, traduzido em inglês, para ser apresentado aos participantes, contando um pouco sobre a cidade e mostrando que está pronta para receber as comitivas com praticidade e conforto. Paulo Cezar Pereira lembrou que Nova Iguaçu recebeu centenas de turistas brasileiros e de outras nacionalidades durante a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo. Outro ponto positivo para a cidade é a infraestrutura oferecida pelo Paradiso Clube, localizado em Cabuçu, que já está certificado como local de treinamento dos pré-jogos. Representando o clube, esteve presente Mário Luiz, e divulgando a cidade para as delegações, a jornalista e intérprete Clara Paixão.

 Construída com contêineres, a sede do Rio 2016 possui tecnologia modular e é ecologicamente integrada, além de conter piso tátil para cegos e painéis interativos por toda parte, cada um deles, com a fala de um atleta. “Só quero ser lembrada como alguém que vive para o seu esporte, e que é a melhor no que faz”, diz a frase de  Esther Vergeer, holandesa que conquistou sete medalhas de ouro no tênis em cadeira de rodas dos jogos paralímpicos (2000, 2004, 2008, e 2012).

Nenhum comentário: