Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Nova Iguaçu se prepara para as chuvas



Por: ASCOM Fotos:Thiago Loureiro

Nova Iguaçu se prepara para as chuvas
Em Dezembro do ano passado a cidade de Nova Iguaçu decretou pela primeira vez, estado de calamidade pública em diversos bairros atingidos pelas chuvas. Mais de 100 famílias ficaram desabrigadas. Antecipando as suas ações, a Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública já iniciou o Plano de Contingências de Proteção (Plancon), para dar total apoio as vítimas que passarem pelas situações de desastres naturais nos períodos chuvosos.
A iniciativa que começou a ser discutida nesta quinta-feira (27), conta com o apoio das Secretarias de Saúde, Assistência Social (Semas), Transporte e Trânsito, Urbanismo, Educação, a Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) e a participação de instituições não governamentais como a Cruz Vermelha para evitar que os bairros mais vulneráveis como Austin, Comendador Soares e Vila de Cava sofram como no ano passado.

Para o secretário de Defesa Civil, Luiz Antunes, é importante que esse trabalho seja feito com o apoio das Secretarias. “Cada setor já tem sua cota de responsabilidade neste plano. Esse trabalho está sendo feito em sintonia para que a população se sinta segura”, comenta  Antunes.

Com o objetivo de melhor se prepararem, a Defesa Civil, Emlurb, Semas, Saúde e Transporte participarão neste sábado (29), às 9h, do simulado de deflagração de enchente relacionado ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. O evento que acontecerá no bairro Santa Rita, próximo ao Rio das Marrecas é uma realização da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Durante a simulação que será filmada, os órgãos envolvidos passarão por várias etapas como a retirada da vítima em situação de risco, até os procedimentos adequados para o encaminhamento ao abrigo. Essa trajetória tem como finalidade avaliar os municípios na preparação dos desastres naturais. Segundo exigências do Plano Nacional de Defesa Civil, quando o material estiver pronto, será enviado para o Estado do Rio de Janeiro e Brasília.

Além dessas iniciativas, Nova Iguaçu aguarda ainda, a liberação dos recursos do Governo Federal para construção de pontes e passarelas que foram levadas pelos últimos temporais, a realização de macrodrenagem no rio Botas e também, a contenção nas encostas para evitar deslizes. Os projetos estão há cerca de oito meses no Ministério das Cidades e os recursos ainda não chegaram a Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: