Páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

SIMULADORES INCREMENTARÃO TREINAMENTO DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE



Claudia Souza
Assessora de Imprensa CISBAF
SIMULADORES INCREMENTARÃO TREINAMENTO DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE

O Núcleo de Educação Permanente Regional/Cisbaf recebeu a visita técnica do consultor do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tauá Vieira Bahia, na sede do consórcio, com o objetivo de conhecer a estrutura do serviço na região, as ações implementadas e os principais desafios para a ampliação do mesmo. Os núcleos bem avaliados receberão um kit completo para capacitação, que inclui manequins capazes de simular diversas situações reais de atendimento, como parada cardíaca em adulto e criança, entubação e até parto.

O hospital, com sede em São Paulo, mantém convênio com o Ministério da Saúde para avaliar 70 NEPs no país. Na Baixada, o NEP/Cisbaf vem desenvolvendo suas atividades há três meses e vem ministrando cursos voltados às equipes que atuam no atendimento pré-hospitalar, através do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Emergência, mas a intenção do consórcio é levar novos conhecimentos para todos os profissionais de saúde que atuam na atenção básica.

Durante a visita, o consultor aplicou um questionário detalhado para melhor diagnóstico do serviço. Para aprimorar as ações desenvolvidas, o Ministério da Saúde está promovendo aos gestores do NEP um curso à distância. Segundo a coordenadora do NEP/Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, a chegada dos manequins simuladores será essencial para o aprimoramento das capacitações e do aprendizado. “Os manequins são bonecos que apresentam os sinais vitais, sintomas clínicos, como uma pessoa, possibilitando o treinamento dos profissionais de saúde com dados reais que serão encontrados no dia a dia”, explica. 

Após a reunião, Tauá Vieira Bahia, visitou as instalações da Central de Regulação do Samu 192 Baixada, viu de perto o funcionamento do serviço que abrange 12 municípios na região e recebe mensalmente cerca de 25 mil chamados.

Nenhum comentário: