Páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

Estudantes da rede pública de Nova Iguaçu autografam livro sobre drogas

Por: ASCOM: FOTOS: JOANA MINEIRO
Estudantes da rede pública de Nova Iguaçu autografam livro sobre drogas
         Quarenta e cinco estudantes da rede pública de Nova Iguaçu viveram hoje (sexta-feira, 05/12/2014), no auditório da Unig, um dia de emoção e de estrelato. Na presença dos pais e colegas, professores e de autoridades da Prefeitura, eles participaram do lançamento do livro Fala tu, editado com os depoimentos e na linguagem de cada um deles para o programa Crack, é possível vencer.

Empolgados, os jovens escritores deram autógrafos e saíram do evento pedindo aos governantes que discutam abertamente, nas comunidades, os males causados por todos os tipos de drogas. Eles acreditam que a melhor saída para evitar o envolvimento com as drogas é a troca de informações na família, entre diversos grupos, seja nas ruas, nas escolas, nas igrejas ou em associações de moradores.

 B. uma jovem de 18 anos, aluna de um Ciep municipalizado, deu um depoimento comovente para festejar uma vitória pessoal. Ela conseguiu abandonar o uso de maconha, adquirido na praça de Skate, área nobre do Centro de Nova Iguaçu, ponto de encontro de usuários, onde frequentou por três anos, levada por uma  irmã e a “turma do bairro”.
          Hoje B. é uma estudante que se transformou numa militante contra as drogas. Afirmou que sua família e a escola foram fundamentais para largar o vício e que lhe fez muito bem participar do projeto que deu origem ao Fala tu, o livro que levou seis meses para ser editado com ilustrações da design Patrícia Melo e que contou com o apoio da ZIt Editora.

         Filho de um pastor da Assembléia de Deus, João Pedro Nascimento da Silva, 12 anos, aluno da 6ª série da escola Ivani Vigné Babo, é morador de Cabuçu. Ele foi selecionado pela equipe da Secretaria de Educação para participar do projeto porque tem liderança, é carismático e articulado. Ele disse que as drogas não são o melhor caminho e que as atividades realizadas nas escolas ajudam a levantar a auto-estima e a tirar os meninos e meninas das ruas. Há depoimentos de alunos que revelam os males das drogas nas famílias. “ Um dia, meu pai, alcoolizado, urinou em mim”, conta no livro um aluno do 8º ano. Outro aluno, do 9º ano, revela que seu irmão pegou a televisão de casa e vendeu para comprar drogas.

 - No projeto, aprendemos que, se fizermos o uso de drogas, poderemos ter uma consequência fatal: a morte. Uma vida sem drogas é muito mais segura, saudável, boa de ser vivida – ensina a aluna Yasmim Cristina R. de Souza, 12 anos ,moradora de Caioaba, aluna do 6º ano da Escola Professor Osires Neves.

          Para Odenize do Nascimento, superintendente de planejamento e desenvolvimento escolar, foi uma experiência pedagógica fascinante selecionar 45 entre 63 mil alunos da rede pública para o projeto. Ela é de opinião que o livro Fala tu se transformará numa ferramenta de reflexão sobre os malefícios das drogas, particularmente entre os jovens. Odenize explicou que os 45 alunos foram selecionados a partir do desempenho de cada um nas atividades extras, como hip- hop, capoeira, teatro, música, dança. Eles têm entre 12 e 15 anos e estão no segundo segmento, passam 7 horas diariamente na escola e tem espírito de liderança.

         Durante a solenidade, o secretário de Governo Thiago Portela, representando o prefeito Nelson Bornier, destacou o empenho do governo no enfrentamento do consumo de drogas. Portela destacou o empenho de Bornier para desenvolver projetos que ajudem as famílias a combaterem a questão das drogas antes que seus filhos sejam vítimas do tráfico. E Aline Medeiros, que coordena no município o programa do governo federal Crack, é possível vencer, destacou que somente com parcerias e a participação da família será possível reduzir as consequências do consumo de drogas e vencer.

Nenhum comentário: