Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DO 1º SEMINÁRIO CARDIORREDES DA BAIXADA FLUMINENSE

Por:Claudia Souza 
 PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DO 1º SEMINÁRIO CARDIORREDES DA BAIXADA FLUMINENSE
 Médicos, enfermeiros e odontólogos lotaram o auditório do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, onde foi realizado o 1º Seminário Cardiorredes da Baixada Fluminense com o tema central “Atenção Integral ao Paciente Anticoagulado”. A capacitação multidisciplinar promovida pelo Instituto Nacional de Cardiologia em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense e com a Prefeitura de Duque de Caxias, contou com a presença da coordenadora hospitalar do INC, Dra. Lívia Mendonça, do secretário de Saúde de Caxias, Dr. Camilo Junqueira, da secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, da presidente Regional/Baixada da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Sônia Zimbaro, além do diretor geral e da diretora médica do hospital, Dr. Guilherme Ramalhoto, e Dra. Dayse Nádia.
 
As palestras foram ministradas por profissionais renomados do instituto e convidados, como a hematologista responsável técnica pelo Hemonúcleo do INC, Dra. Maria Graça Capaccia Fonseca, que apresentou o tema “Indicações da anticoagulação oral em cardiologia”, a chefe do Setor de Doenças Valvares do INC – Mestre em Cardiologia/UFRJ, Dra. Clara Weksler, abordou o assunto “Pacientes com Prótese Valvar”, o chefe de Serviço de Arritmia do INC – Mestre em Cardiologia/UFRJ, Dr. Gustavo de Castro Lacerda, falou sobre “Pacientes com Fibrilação Atrial”, o chefe do Serviço de Farmácia do INC, a farmacêutica Michele Lucia de Aguiar, apresentou o tema “Interação medicamentosa dos anticoagulantes orais”, a médica assistente do Setor de Anticoagulação Oral do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), Dra. Idelzuita Leandro Liporace, falou sobre “Acompanhamento ambulatorial: do modelo não especializado ao especializado”, a especialista em Enfermagem Cardiológica, Vânia Souza da Silva Cavalcanti, abordou o tema “Consulta de enfermagem em ambulatório de anticoagulação”, e o coordenador da equipe multiprofissional do INC – Doutor em Cardiologia e Infecção/Fiocruz, Dr. Paulo Moreira da Silva Filho, ministrou o assunto “Saúde oral no paciente anticoagulado”.     

Segundo a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, a capacitação multidisciplinar faz parte do projeto de educação continuada para os profissionais de saúde envolvidos diretamente no atendimento ao paciente anticoagulado. “O município de Caxias recebeu o primeiro polo descentralizado de cardiologia da Baixada e representa uma das ações do Programa Cardiorrede, fruto do convênio de cooperação técnica firmado entre o instituto e o consórcio. Nossa meta é implantar mais dois polos, em Nova Iguaçu e em Belford Roxo, e, dessa forma, construir a rede de atenção cardiovascular que atenda aos pacientes dos 11 municípios”. 

O primeiro Ambulatório Avançado de Anticoagulação foi inaugurado no Hospital Moacyr do Carmo no final de agosto e atende, atualmente, 110 pacientes do INC. A descentralização objetiva evitar a peregrinação mensal dos pacientes que residem na Baixada para a sede do instituto, localizado na Zona Sul do Rio. Como são pacientes que possuem alguma patologia do coração ou foram submetidos a algum procedimento cardiovascular, necessitam de acompanhamento mensal para a realização do exame. Segundo dados da entidade, mensalmente duas mil pessoas do Estado do Rio de Janeiro fazem o exame de dosagem de anticoagulação no INC, sendo 70% oriundos da Baixada.

Nenhum comentário: