Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A cidade do Rio de Janeiro bebe água de Nova Iguaçu.


Por: Wandemberg
A Cidade Maravilhosa bebe água de Nova Iguaçu
Desde o século XIX que a cidade do Rio de Janeiro usa água de Nova Iguaçu. Antes de morrer, o historiador Ney Alberto contou, com riqueza de detalhes, aqui mesmo nesse jornal, o FOLHA do IGUASSÚ, que no ápice de uma terrível seca, em razão da inconsequente destruição da mata nativa da Floresta da Tijuca, substituída que fora por plantio de café, que o Rio passou a usar água das serranias do Tinguá, cá, na boa vizinha Nova Iguaçu.

Entretanto, antes que tal fato ocorresse Rui Barbosa, do alto de sua coluna no periódico Diário de Notícia, na condição de opositor ferrenho ao governo, provocava: “Se houvesse vontade política o Rio teria água de Tinguá em seis dias” (...). Foi quando apareceu um professor da escola Politécnica do Rio de Janeiro. Seu nome – Paulo de Frontein - um jovem apolítico, que aceitou o desafio. Com efeito, no sexto dia de trabalho de sua equipe, conforme prometera e Rui Barbosa apregoara, a água iguaçuana jorrou naquela Cidade.
Pois bem! O tempo passou, a floresta da Tijuca foi, pelo menos em parte, reconstituída, porém até hoje em pleno século XXI, o Rio continua beber da água proveniente do mesmo local.

Estação de tratamento do Guandú
Porém não é só das serras do Tinguá que é vertida a água que abastece a cidade do Rio de Janeiro, à partir de 1955 outra concessora também passou a mandar mais água de Nova Iguaçu para nossos vizinhos – Adutora do Guandú – a maior estação de tratamento do mundo - de onde sai a maior parte da água usada, hoje,  na Região Metropolitana do Rio. Só do Guandu são 43 mil litros de água por segundo que atendem cerca de 9 milhões de pessoas. A água do Guandu ao dar entrada em sua magnífica estação de tratamento não apresenta as qualificações de pureza da encontrada nas serras do Tinguá, todavia a litragem concedida é bem maior que a primeira. Em Guandu a água chega barrenta obrigando ao estado a tratá-la com muito mais rigor e após passar por várias etapas sai em condições de atender a população o que acarreta em maior despesa se comparada à água do Alto Tinguá.

Uma coisa não dá para aceitar. Enquanto Nova Iguaçu atende aos vizinhos, a maioria de seus cidadãos estão sem um pingo d’água nas torneiras. Á água que temos, cremos, dá para todos nós, mas o que não é concebível é que os residentes de Nova Iguaçu fiquem sem o precioso líquido já que podemos nos considerar prioritários. O novo prefeito Bornier garantiu que vai resolver o problema. Ele merece um crédito de confiança, por ser reconhecido como um homem de palavra até pelos seus adversários políticos.


Tecnologia de ponta: 
 Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado. 

Nenhum comentário: