Páginas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Nova Iguaçu planta ipê roxo para amenizar o calor

Por:ASCOM Fotos: Charles Souza
Nova Iguaçu planta ipê roxo para amenizar o calor
Pedestres que circulam pela Rua Bernardino de Melo, no Centro de Nova Iguaçu, terão mais conforto a partir desta semana. Cerca de 32 mudas de ipê roxo estão sendo plantadas no trecho entre a estação de trem e o ponto de ônibus. Com o plantio das árvores, a Prefeitura espera reduzir as altas temperaturas no verão.

Só neste ponto do centro de Nova Iguaçu circulam cerca de 12 mil pessoas diariamente. A ação está sendo promovida pela Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham), através do projeto “Nova Iguaçu Mais Verde”. De acordo com o superintendente de Áreas Verdes, Luney Martins de Almeida, esta é a terceira tentativa de arborizar a região. “Sofremos com a ação de vândalos, que certamente desconhecem a importância de uma área sombreada. Durante o verão, uma sombra chega a ter seis graus a menos, gerando maior conforto para os pedestres”, avalia.

Para evitar que as árvores sejam novamente depredadas, foram plantadas mudas já desenvolvidas, com seis metros de altura e sete centímetros de diâmetro. Além disso, a equipe da prefeitura pede a colaboração da população. “Precisamos que os moradores e comerciantes sejam nossos parceiros. Se todos puderem regar e não deixar que os vândalos atuem novamente, certamente teremos um passeio com temperaturas bem mais agradáveis no próximo verão”, afirma Antônio Lobo, responsável pela fiscalização do plantio.

Para a vendedora Vânia de Almeida, 47, o plantio vai trazer muitos benefícios para quem passa. "Venho de trem para o trabalho e sempre passo por aqui. Poder fazer este trajeto com sombra vai ser muito bom. Espero que as pessoas tenham consciência e preservem. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa", disse.

A ação do “Nova Iguaçu Mais Verde” é contínua. Em dois anos, mais de sete mil mudas foram plantas na cidade. Este ano, a previsão é que mais três mil unidades ganhem as ruas e calçadas.


Participação popular
Quem tiver o interesse de ter uma muda de árvores na frente da sua residência pode pedir o plantio e manutenção da espécie. O trabalho é gratuito e pode ser solicitado através do telefone 3770-5990, ou pelo endereço eletrônico sav.pcni@gmail.com para agendar o atendimento. Mas é fundamental que a população adote a planta, já que uma árvore precisa de 15 anos, em média, para se estabelecer.



Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o mouser! Para mudar de página clique na seta ao lado!    

Nenhum comentário: