Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Centro de Operação vai monitorar Nova Iguaçu em tempo real

Rubens Borborema
Por: ASCOM Foto:Thiago Loureiro
Centro de Operação vai monitorar Nova Iguaçu em tempo real
Nova Iguaçu vai inovar com alta tecnologia. Em 182 anos de história,  a cidade vai ganhar nos próximos meses o primeiro Centro de Operação 24 horas. As ruas, cruzamentos e áreas de risco serão monitoradas pela Prefeitura com o auxílio de 90 câmeras ligadas à internet. 

 Nesta quarta-feira, (28), a secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana reuniu as secretarias de Obras e Serviços Públicos , Defesa Civil e Ordem Pública; secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente  e a de Assuntos Estratégicos para discutir as frentes de trabalho de cada órgão no futuro Centro de Operação. Ao todo serão investidos R$ 3,6 milhões. De acordo com o secretário de Transporte, Rubens Borborema, as licitações também já foram feitas e o projeto está previsto para ser executado a partir de março deste ano.

O Centro de Operação de Nova Iguaçu (Conig) contará com uma sala de controle com computadores e cerca de 10 painéis de Led com 55 polegadas que registrará em tempo integral o cotidiano da cidade nas 90 câmeras que serão instaladas. O novo órgão vai gerenciar crises e auxiliar a população em casos de acidentes de trânsito, congestionamento e situações de risco.

Com os equipamentos de alta tecnologia será possível acionar as equipes com rapidez. Além dessa estrutura, diversos órgãos municipais também receberão rádios para comunicação e poderão, através de uma senha, visualizar de qualquer computador e celular o monitoramento da cidade.

Será criado um site com notícias e boletins diários informando sobre o trânsito em Nova Iguaçu. Qualquer cidadão terá acesso às informações. De acordo com Borborema, Nova Iguaçu estará bem vigiada. “A partir de julho vamos acompanhar melhor a cidade. Assim teremos uma visão mais ampla e em tempo real dos problemas que acontecem todos os dias. Com o Centro de Operação, vamos solucionar tudo com mais velocidade", avalia o secretário.


 

 

Nenhum comentário: