Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ENFERMEIROS DO SAMU BAIXADA USAM BONECOS SIMULADORES EM CAPACITAÇÃO

Claudia Souza
ENFERMEIROS DO SAMU BAIXADA USAM BONECOS SIMULADORES EM CAPACITAÇÃO 
Enfermeiros que atuam nas bases municipais descentralizadas do Samu 192 Baixada Fluminense receberam na manhã desta terça-feira (6) capacitação sobre suporte básico de vida (teoria e prática) – Protocolo de Reanimação Cardiopulmonar. A novidade foi o uso de bonecos simuladores (adulto e infantil), incrementando ainda mais o aprendizado, já que os manequins simulam situações reais de atendimento. O treinamento, organizado pelo Núcleo de Educação Permanente da Baixada Fluminense/Cisbaf, ocorreu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu.

Segundo a coordenadora do NEP/Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, a capacitação visa qualificar as equipes de atendimento de urgência e emergência, conforme o preconizado nos protocolos atualizados da área para a prestação de socorro nas situações de falência dos sistemas respiratórios e/ou cardiovasculares ocorridas fora do ambiente hospitalar. Para ela, o uso dos bonecos simuladores facilita o aprendizado.

“O uso dos bonecos é fundamental, pois os profissionais têm a possibilidade de colocar em prática as manobras corretas visualizadas na teoria e, como os bonecos apresentam os sinais vitais, é possível verificar se as manobras estão adequadas. Caso contrário, o equipamento sinaliza que algo está errado”, explica.

Para proporcionar mais eficiência na capacitação, as equipes foram divididas e na primeira turma participaram os enfermeiros dos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Japeri. Na próxima terça-feira (13) será a vez dos municípios de Mesquita, Nilópolis e Seropédica. Ao todo, 11 municípios da região serão beneficiados. 


Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o mouser! Para mudar de página clique na seta ao lado! 

Nenhum comentário: