Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Nova Iguaçu sem água nas torneiras

Por: Wandemberg
Nova Iguaçu sem água nas torneiras
O povo iguaçuano vive momento de sofrimento com a ausência em suas torneiras daquilo que seu município mais produz, água. Eu, mesmo, na maior parte dos dias só consigo fazer café com água engarrafada comprada no mercado. E olha que a alguns anos atrás chegava em minha caixa d'água, aquela que era considerada uma das melhor águas do mundo (do Rio D'Ouro).

Banho e lavagem da roupa, só mesmo quando chove. O jeito encontrado, somente, por aqueles que podem dispor de cerca de 2 mil reais é furar um poço artesiano em algum lugar do espaço onde reside. 
 
O Prefeito do Rio Eduardo Paes, pelo qual até tenho simpatia por  considerá-lo bom gestor, tempos atrás cometeu uma verdadeira heresia, ao usar como lixeira para sua Cidade, uma área onde existe um aquífero. Em terras do Rio de Janeiro? Não! No município vizinho de Seropédica, pasmem!

Atribuir a seca ao desmatamento da Amazônia ou a destruição da natureza pelo homem é válido, mas não podemos esquecer que o Governo Sérgio Cabral  em momento algum se preocupou com as expectativas gerais que advertiam para a falta do líquido a curto período de tempo, por conta das mudanças atmosféricas. Eu espero que o novo governador que teve meu apoio e meu voto, cumpra o que prometeu, todavia acho que Nova Iguaçu deveria municipalizar a água, para não vir um irresponsável como o Sr. Wagner Viter (principal diretor da CEDAE) dizer  em rede nacional de televisão que Nova Iguaçu é o fim da linha! Engana-se este senhor! Nova Iguaçu, ao contrário da declaração patética do homem, pelo menos em termos de mananciais, não é final de linha e sim o início!

Outra coisa, segundo estudo e parecer da Câmara Municipal de Nova Iguaçu  é ilegal essa monopolização da água pelo Governo do Estado, posto que não houve reforma do contrato com o Município, expirado, se não me engano no ano de 1996.

Tecnologia de ponta: Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado.  

Nenhum comentário: