Páginas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Nova Iguaçu comemora 182 anos com inaugurações de escola e centro olímpico

Por: ASCOM fotos: Charles Souza, Thiago Loureiro e Madalena Angelo
Nova Iguaçu comemora 182 anos com inaugurações de escola e centro olímpico
Moradores da Comunidade Exponig ganharão de presente títulos de propriedade
Para comemorar os 182 anos de emancipação político-administrativo do município no próximo dia 15, o prefeito Nelson Bornier irá reunir duas grandes atrações: a inauguração da Escola Municipal Professora Lúcia Helena de Lima, em Papelândia, e o Centro Olímpico de Nova Iguaçu, vizinho ao aeroclube. Bornier quer priorizar as conquistas nos setores mais importantes da administração pública, como educação e esporte, dando destaque ao avanço da cidade nesses dois anos de seu terceiro mandato de prefeito.

E não é só a cidade que ganha presentes. Duzentos e cinqüenta e duas famílias que residem  desde 2005 em uma área da Prefeitura receberão uma boa notícia no dia do aniversário da cidade. O prefeito Nelson Bornier irá à Comunidade Exponig, que fica na Rua da Amizade, no bairro Botafogo, às 15h, para anunciar a Regularização Fundiária daquela ocupação, com entrega de títulos de propriedade para todas as famílias.

Essa será a terceira Regularização Fundiária promovida pelo governo do prefeito Nelson Bornier. As outras aconteceram em 1998, no primeiro mandato, quando contemplou centenas de famílias das comunidades Zumbi dos Palmares e Papelândia.

 Antes, será celebrada uma Missa Solene em Ação de Graças ao aniversário de Nova Iguaçu, às 10h, na Catedral de Santo Antônio, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2262, no Centro.

 E.M. Professora Helena Lúcia de Lima - Além das 131 escolas já existentes no município, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), irá inaugurar, no dia 15, às 11h, a Escola Municipal Professora Lúcia Helena de Lima, em Papelândia. A SEMED, que já está recebendo matrículas na rede municipal, disponibilizou 440 vagas na nova escola, distribuídas em oito turmas da educação infantil 4 e 5 ao 6º ano.

             A Escola Municipal Professora Lúcia Helena de Lima é a quarta escola padrão inaugurada pela atual gestão. A unidade escolar dispõe de 10 salas, sala de vídeo, laboratório de informática, quadra coberta, vestiário, refeitório e cozinha.

 Com esta entrega sobe para seis o número de unidades escolares entregue pela Prefeitura, além das municipalizações do Centro Integrado de Educação Castorina Faria Lima e do Ciep 033 Alfredo da Rocha Viana Filho (Pixinguinha). A Escola Municipal Lúcia Helena de Lima fica na Rua Sol Nascente, s/nº, Papelândia, Santa Rita.

Centro Olímpico de Nova Iguaçu – No mesmo dia, às 14h, Nova Iguaçu ganhará outro presente: o primeiro Centro Olímpico de Natação. Localizado na Avenida Roberto Silveira, ao lado do Campus avançado da Universidade Federal Rural, a nova unidade esportiva vai oferecer natação para bebês e a terceira idade, além de atividades gratuitas, como futebol de campo, basquete, vôlei de areia e capoeira, a cerca de 500 pessoas por dia.

Abertura – As festividades em comemoração aos 182 anos começam um dia antes, 14, a partir das 18h. O aniversário de 182 anos de Nova Iguaçu também servirá para mostrar que a cidade dos laranjais já ocupou toda extensão da região que hoje chamamos de Baixada Fluminense.

A Secretaria de Cultura e a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) vão realizar uma exposição de 72 fotos na Casa de Cultura, que vai mostrar esses tempos tão importantes para formação da região. A exposição será Nova Iguaçu na ‘Coleção Arruda Negreiros’, prefeito duas vezes da cidade no século passado.

As fotos, que ficarão em exposição até o dia 30 de janeiro, foram cedidas por vários colecionadores. O evento também vai contar com figurinos da época.
 
Encerramento - Os festejos terminam no domingo, 18, a partir das 8h, com a tradicional Corrida e Caminhada de aniversário. A prova, que reunirá dois mil atletas profissionais e amadores, terá percurso de 5 km, com largada e chegada na Via Light.

As inscrições estão sendo realizadas desde o dia 5 de janeiro, na loja Danopé Esportes, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto,  nº 1818, no Centro de Nova Iguaçu. A prova também contará com a participação dos alunos do programa “Esportes Adaptados” da prefeitura. Orientados por professores da Vila Olímpica de Nova Iguaçu, eles abrem o evento percorrendo uma distância simbólica.

 Para participar da corrida é preciso pagar a taxa de R$ 25, que dará ao atleta um kit contendo camisa e sacola do evento. Os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino ganharão troféus e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalha. Mais informações: 2667-5611.


Abertura do aniversário da cidade, dia 14:
18h – Exposição de Fotos “Nova Iguaçu na Coleção Arruda Negreiros” na Casa de Cultura (Rua Getúlio Vargas, Nº 51, Centro)

Programação do aniversário da cidade, dia 15:
10h - Celebração da Missa na Igreja de Santo Antônio (Av. Mal Floriano Peixoto, Nº 2262, Centro)
11h - Inauguração da Escola Municipal Lúcia Helena de Lima (Rua Sol Nascente, S/Nº, Papelândia - Santa Rita)
14h - Inauguração do Centro Olímpico de Nova Iguaçu (Av. Gov. Roberto da Silveira, Nº1725, Centro)
 15h - Entrega dos Títulos de Propriedade do Condomínio EXPONIG (Rua da Amizade, Bairro Botafogo, em frente à UPA)
 
Encerramento do aniversário da cidade, dia 18:
08h - Corrida e Caminhada de Aniversário(Via Light – Próximo à Vila Olímpica, Centro)

Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o mouser! Para mudar de página clique na seta ao lado!   

Nenhum comentário: