Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Nova Iguaçu monta esquema de alerta para chuvas


Por: ASCOM Fotos:Charles Souza
Nova Iguaçu monta esquema de alerta para chuvas
O último domingo (4/1) foi marcado por um grande volume de chuva em Nova Iguaçu, que causou transtornos em regiões como Posse, Caioaba, Comendador Soares, Austin, Cabuçu e Morro Agudo, que ficaram alagados. O dano não foi maior graças ao esquema de prontidão montado pela prefeitura, composto por equipes das secretarias de Obras e de Defesa Civil, além da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni).

Como forma de prevenção, em novembro do ano passado a Secretaria de Defesa Civil montou o “Plano Verão”. Simulados e orientações foram passadas aos agentes, além de um forte esquema de plantão, foram umas das medidas adotadas para que a cidade não seja mais surpreendida com desastres naturais nos períodos chuvosos.


Segundo o secretário Luiz Antunes, o lixo ainda é um dos maiores problemas causadores das enchentes. Por isso, desde o início de 2014, cerca de 20 lixões foram exterminados em parceria com a Emlurb. “A coleta é regular e ininterrupta. Mesmo assim, as pessoas não procuram saber os dias de recolhimento no seu bairro e jogam lixo em qualquer lugar. O descarte irregular causa entupimento na rede de esgoto e assoreamento dos rios. Acabamos com muitos lixões na periferia e em bairros centrais. Infelizmente, alguns pontos ainda persistem e estamos trabalhando também com a conscientização da população”, alerta o secretário de Defesa Civil.

Outra demanda que cresceu junto com o volume da chuva é a limpeza de bueiros. A Codeni está com toda equipe trabalhando, inclusive nos finais de semana. Cerca de 30 homens atuam na área, sempre das 8h às 18h. Pontos considerados críticos como Austin, Centro e o corredor da Estrada de Madureira tiveram o trabalho intensificado. A população pode solicitar o serviço através dos telefones 3793-2244 e 2764-9267.

Colaboração popular
Como medida preventiva é fundamental que a população seja parceira da prefeitura. Para isso, é preciso que todos colaborem com a vigilância. A Defesa Civil já apreendeu diversos carroceiros, caminhões e bicicletas que despejavam lixo em locais desapropriados e muitos, até de outros municípios. Caso presenciem a prática, a denúncia pode ser feira através do telefone 2668-3537, ou pelo número de emergência, o 199.

Além disso, construções na beira dos rios e próximo de encostas devem ser evitadas, uma vez que grande parte das ocorrências são caracterizadas por casas irregulares, que acabam desabando e tomadas pelas águas.  

Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga a faixa à direita, até o topo, e, clique na Capa /miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o mouser! Para mudar de página clique na seta ao lado!   

Nenhum comentário: