Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2014

A CEDAE é uma vergonha!

Por: Wandemberg
Essa estiagem que nos surpreendeu em pleno verão e esvaziou os reservatórios de água, se nos maltratou, pelo menos serviu para tomarmos conhecimento da incompetência e má fé de quem está à frente da Companhia Estadual de Água do Estado do Rio de Janeiro (CEDAE) - um tal de Wagner Viter - que teve a petulância de dizer - em rede de televisão - que Nova Iguaçu, que abastece de água grande parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é 'final de linha'!

Há três dias um vazamento numa tubulação da Rua Cameron, em pleno centro de Miguel Couto criou no asfalto um córrego amarelo (cor da água disponibilizada ultimamente para a rua). Moradores e comerciantes prontamente ligaram para a CEDAE, porém ela não deu, sequer, sinal de 'vida'. Esse é só mais um caso dentre os descasos da empresa com a Baixada. 

Falando em descaso! Um dos mais repugnantes é a mudança de origem da água, como acontece na própria Rua Cameron, que recebia água pura e cristalina de fontes  do 'Alto Tinguá', e, agora recebe água de amarelo intenso, que só serve mesmo para privada. Isso é muito grave porque pode trazer doenças para os moradores. Imagine uma região cuja população é constituída por gente simples que nunca precisou usar filtro dada a pureza da água que chegava em suas torneiras. De uma hora pra outra, esse povo passa a receber água de amarelo intenso. O risco em contrair problemas de saúde se tornou altíssimo é obvio. É necessário que se tome uma atitude em caráter de urgência. Quem está escrevendo aqui, não faz parte de oposição ao Governo do Estado, em absoluto. Pelo contrário, tem grande simpatia por Pezão, por reconhecer que se trata de um grande gestor, muito mais competente que Cabral, conforme, inclusive, já demonstrou!

A 'Cidade maravilhosa', vizinha, que bebe o melhor de nossa água 'exalta' em marketing patético, diariamente, as 'belezas' de suas favelas que substituíram as árvores das matas nativas (geradoras que eram de água) por barracos! Assim, substituíram trilhas, para os animais, por vielas de topografia  irregular. Deixaram de ter APAs para terem UPAs e UPPs. E desde o século XIX que usam nossa água com absoluta prioridade. Enquanto em Nova Iguaçu, município que conservou sua floresta, grande parte da população está sem água. Para as pessoas de bom senso uma grande injustiça! 

Recentemente o governo do Município do Rio de Janeiro, que usa a água dos 'outros' cometeu o crime ambiental de fazer um lixão bem encima de um aquífero fora dos seus limites em Seropédica. 

Enfim: O Rio de Janeiro - acaba com suas matas nativas. Bebe nossa água. Joga lixo em nosso aquífero na Baixada de Sepetiba. Em troca nos manda lixo e bandidos expulsos de suas comunidades. 
'Mui amigo'!
  
CPI da CEDAE
Contrato é considerado nulo em Nova Iguaçu
Após quatro meses de funcionamento, foi lido na sessão do dia  (18.03) da Câmara Municipal de Nova Iguaçu o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CEDAE, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, como ficou conhecida. Instalada para apurar denúncias de irregularidades cometidas pela empresa no cumprimento do contrato de concessão celebrado com o município, a Comissão chegou à conclusão que o contrato de concessão foi encerrado em 1993, sendo nulo o documento que hoje é usado pela Companhia.
 Segundo o relatório, de 1993 a 2004 o serviço foi prestado sem contrato, sendo assinada uma prorrogação, em 2004, sem que o Poder Legislativo municipal aprovasse. A CPI aponta, ainda, vários ilícitos cometidos pela CEDAE como a péssima prestação de serviços e atendimento à população, falta de investimentos na área de saneamento básico, falta de pagamento da outorga – foi estimada em mais de um milhão de reais a dívida da empresa com a cidade -, além de nenhuma vantagem fiscal e/ou tributária ser concedida à Nova Iguaçu.
 Para o presidente da CPI, vereador Denilson Ambrosio (PROS), é insustentável a atual situação do fornecimento de água em Nova Iguaçu. “80% da água consumida no Rio de Janeiro vem da nossa cidade. Como pode a maioria da nossa população não ter água em sua casa? Só chega a conta. E o presidente da CEDAE, Wagner Victer, tem coragem de declarar, na imprensa, que temos que ter paciência, pois somos o final da linha. Somos o início de tudo”, afirma Denilson. Segundo o relator, vereador Carlão Chambarelli (PSDB), Wagner foi convocado a prestar depoimento na CPI mas não compareceu. “Nenhum ofício da Comissão foi respondido pela CEDAE. Até hoje não sabemos por onde passam as tubulações que levam nossa água para outras cidades do Rio. Muitos absurdos que precisam ser imediatamente corrigidos”.
 O relatório da CPI está sendo encaminhado, hoje, ao prefeito municipal, à Procuradoria Geral do Município, ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público. Na conclusão, aponta que “a situação é muito grave e merece tomada de providências por parte da atual Administração, intervindo para afastar definitivamente a CEDAE porque nulo o contrato ou até, frente as ilegalidade, se assim o quiser, declarar a caducidade do contrato se o tiver como existente”.
 Além do presidente e do relator, formaram a Comissão os vereadores Gilson Cunha, Marcelo Nozinho e Marcelinho das Crianças. Georgina Pinheiro, funcionária de carreira da prefeitura de Nova Iguaçu, atuou como assessora técnica.
        

Nenhum comentário: