Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

HGNI divulga balanço de atendimentos do feriado de Páscoa


Por: Fernanda RodriguesFotos: Everton Barsan 
HGNI divulga balanço de atendimentos do feriado de Páscoa
O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) – maior emergência da Baixada Fluminense – registrou durante o feriado da Semana Santa, 2.363 atendimentos, quase 10% a mais que no mesmo feriado do ano passado, quando foram registrados 2.144. O levantamento feito entre os dias de 18 a 23 de abril aponta ainda que desse total, 71 casos evoluíram para algum tipo de cirurgia de emergência – cerca de 29% a mais do que 2013, com 50 cirurgias.

Com isso, a demanda no fluxo de saída do Banco de Sangue da unidade – órgão ligado ao Estadual de Hematologia (Hemorio) – também registrou um aumento em mais de 60%. Os casos envolvendo acidentes de automóvel ou moto também apresentaram aumento. Em 2014 foram 18 casos, 4 vezes mais do que 2013, no mesmo período.  

O diretor geral da unidade, Joé Sestello, alerta que a imprudência, como a falta do uso de capacetes e do cinto de segurança, é um dos principais motivos para o aumento nos índices de acidentes. “É preciso que motoristas e motociclistas entendam que esses equipamentos podem salvar suas vidas. Tudo isso associado ao álcool e o excesso de velocidade são fatais em quase 100% dos casos. Em períodos de feriados prolongados, a demanda nas unidades hospitalares aumenta significativamente. Mesmo com as inúmeras campanhas de conscientização, rigor na lei, ainda registramos casos de imprudência no trânsito”, afirma.

No ano passado, uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu mapeou o quadro de atendimentos médicos em emergência realizados pela Rede Municipal de Saúde de Nova Iguaçu. Segundo o estudo, cerca de 70% dos acidentes de trânsito no município envolvem motocicletas; 66% das vítimas de atropelamento são mulheres, que também são vítimas de agressão em 72% dos casos.

“O prefeito Nelson Bornier tem investido amplamente nas ações preventivas de saúde. Com base nesse estudo está sendo possível nortear as ações na prática para buscarmos, não só diminuir o número de internações, como principalmente efetivar a qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes acidentados. Mas é preciso que a população possa também colaborar na conscientização e prática de ações simples de prevenção, como o uso do capacete, por exemplo,”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.


Nenhum comentário: