Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Saúde Nova Iguaçu: Enfermeiros e técnicos da rede participam de capacitação


Fernanda Rodrigues
Saúde Nova Iguaçu: Enfermeiros e técnicos da rede participam de capacitação
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu através da Superintendência de Urgência e Emergência está realizando a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem de toda rede pública de saúde da cidade. O objetivo é qualificar e melhorar o atendimento à população. A primeira aula aconteceu nesta quarta-feira (02/04) para os profissionais do HGNI que atuam na Emergência, Sala Vermelha e Sala Amarela – onde ficam os pacientes com mais gravidade –, além da Unidade Semi-Intensiva (USI). Esses setores são os que concentram a maioria dos atendimentos prestados pelo hospital, que recebe, em média, 10 mil pacientes/mês, de toda Baixada Fluminense, além dos acidentados na Rodovia Presidente Dutra.   

Cerca de 200 enfermeiros e técnicos da unidade devem passar pelo treinamento. Em todo município a estimativa é de que mais de mil profissionais sejam capacitados nas duas fases do programa – a primeira para os profissionais do HGNI e Unidades Mistas de Saúde e a segunda para os da Rede de Atenção Básica.

A capacitação consiste em aulas teóricas e práticas com carga horária de 8h. Os cursos, ministrados pelo Núcleo de Educação em Urgências, órgão ligado a Superintendência de Urgência e Emergência da Semus, são realizados duas vezes por semana, no Centro de Estudos do HGNI, localizada no segundo andar. “Esse projeto foi criado com objetivo de aperfeiçoamento às técnicas desses profissionais. O Hospital da Posse foi o primeiro por ser a maior emergência da Baixada Fluminense, acolhendo todos os tipos de pacientes. É essencial que os profissionais que aqui atuam estejam qualificados e saibam como proceder em todos os casos, mas a cada semana vamos ampliando a capacitação passando pelas Unidades Mistas e também pelos postos de saúde”, garante Luiz Felipe de Almeida Silva, superintende de Urgência e Emergência e coordenador do projeto.

Entre as técnicas abordadas no curso estão o aperfeiçoamento e atualização do protocolo de Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RPC), Abertura de Vias Áreas, Suporte Ventilatório, Compressão torácica, entre outras. “Acho fundamental para nós profissionais, que vivemos diariamente a rotina de uma emergência como a do HGNI, estarmos sempre atualizados sobre as normas e técnicas. Essa é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada”, garante a enfermeira Viviane dos Santos Menezes Veber, de 34 anos.   

Além desta capacitação, enfermeiros e técnicos de enfermagem do HGNI participam ainda do projeto Capacita Coren. A parceira com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro e o HGNI, vem possibilitando, desde o ano passado, que os profissionais passem periodicamente por cursos de reciclagem. A próxima capacitação acontece no dia 9/04.

 Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, a capacitação é importante para garantir a qualidade no atendimento. “A equipe do Samu presta o primeiro atendimento na rua, objetivando estabilizar o paciente até chegar a uma unidade de saúde. A partir deste momento, é importante que as equipes que fazem o acolhimento estejam preparadas prosseguir com o socorro prestado pelo Samu. A qualificação e valorização dos profissionais que atuam na saúde é uma das prioridades do prefeito Nelson Bornier", disse o secretário, lembrando o reajuste de 46,6% já garantido aos técnicos e auxiliares de enfermagem a partir desde mês de abril. Com o aumento salarial, os profissionais do HGNI e da Maternidade Marina Bulhões passaram a receber R$ 1.100,00 mensais e tiveram seus vencimentos equiparados aos dos demais funcionários da categoria de outros setores da saúde.


-- 
Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa 
(21) 7225-6211

Nenhum comentário: