Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Nova Iguaçu capacita agentes para melhorar o trânsito


Agentes presentes no evento
Secretário da SEMT Rubens Borborema
Secretário de Governo Thiago Portela

Por:ASCOMFOTOS: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu capacita agentes para melhorar o trânsito
Visando a crescente necessidade de atualização, qualificação e melhoria dos servidores da área do trânsito, a Prefeitura de Nova Iguaçu saiu na frente e promoveu o primeiro Curso de Capacitação de Agentes e Demais Autoridades de Trânsito da Baixada Fluminense. Durante três dias, mais de 200 profissionais da área, de onze municípios da Baixada, participarão de palestras e oficinas.

A solenidade de abertura aconteceu nesta terça-feira (01.04), no Sesc, no bairro Moquetá, e contou com a presença do secretário Municipal de Governo, Thiago Portela; do secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SEMTMU), Rubens Borborema; do presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (CETRAN/RJ), Sérgio Damasceno; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Nova Iguaçu, Joaquim Graciano da Silva. O curso é uma realização do CETRAN/RJ, em parceria com a SEMTMU e com o apoio do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN/RJ).

O secretário da SEMTMU, Rubens Borborema, destacou que, com base em um aumento de mais de 100% da frota, Nova Iguaçu teve uma atitude inovadora, pensando na melhoria e no profissionalismo da gestão do trânsito da cidade.

“Sabemos que ainda temos muito que avançar. Mas nosso principal objetivo é formar profissionais do trânsito de qualidade, a fim de garantir a qualidade de vida e a segurança do condutor e também do pedestre. E acreditamos que essa mudança começa pela educação dos agentes de trânsito e da população. Já distribuímos pela cidade, por exemplo, panfletos com orientação para motoristas de caminhões, carretas, caminhonetes ou qualquer outro tipo de utilitário sobre o choque de ordem para reduzir os engarrafamentos nos horários de pico na região central de Nova Iguaçu, entre segunda e sexta-feira. Agora, chegou a vez dos nossos profissionais do trânsito”, explicou Borborema.

Thiago Portela ressaltou que o desafio é grande, mas que, apesar de uma cultura de trânsito retrógrada implantada por governos anteriores, Nova Iguaçu será parceira em todas as iniciativas para mudar esse quadro. “Esse curso é a prova de que a educação da população com relação ao trânsito já está mudando, se desenvolvendo e se modernizando”, disse Portela, que aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O curso irá capacitar agentes e autoridades de trânsito, membros de Comissões de Análise de Autuações (CADA/CADEP) e das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI) do município de Nova Iguaçu. Os módulos contam com a colaboração de especialistas da área, incluindo psicólogos, assistente social e administradores que abordarão temáticas sobre: código de trânsito brasileiro, relacionamento interpessoal, engenharia do tráfego com ênfase na sinalização de trânsito, acidentes de trânsito no Brasil, normas gerais de circulação e conduta, entre outros. Os participantes receberão certificados de conclusão nesta quinta-feira (03.04), no Sesc, às 17h.

Nenhum comentário: