Páginas

sábado, 19 de abril de 2014

Marcos Vinícios da Silva Mello, de 5 anos, recebe o kit de Páscoa das mãos da universitária Paula Del Prete

Marcos Vinícios da Silva Mello, de 5 anos, recebe o kit de Páscoa das mãos da universitária Paula Del Prete
O diretor do HGNI, o médico Joé Sestello falou sobre a importância desse tipo de comemoração no tratamento de pacientes

Fernanda Rodrigues Foto: Everton Barsan
Crianças do Hospital da Posse comemoram Páscoa
Crianças internadas no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) ganharam nesta quinta-feira (17/04) uma tarde mais doce e alegre com a festa de encerramento das comemorações de Páscoa na unidade. O evento foi realizado no setor da pediatria. Além de participarem de brincadeiras, as crianças assistiram teatrinho de fantoches e receberam kits de Páscoa contendo coelhinhos de pelúcia, ovo de chocolate e caixas de bombons, doados por estudantes de medicina da Universidade Iguaçu (Unig), empresários da região e funcionários do hospital. O evento contou com o apoio de médicos, enfermeiros e funcionários dos setores de enfermagem, gerenciamento de resíduos, classe escolar e capelania.  

As comemorações no hospital tiveram início no dia 16 com a apresentação de uma cantata de Páscoa formada por um grupo de voluntários e funcionários. Eles percorreram diversos setores da unidade levando música e mensagens de incentivo com objetivo proporcionar momentos de descontração para os pacientes e seus familiares/acompanhantes. A programação contou ainda uma exposição de trabalhos manuais que representavam os símbolos da Páscoa produzidos pelas crianças com materiais recicláveis.

“Mesmo em um ambiente hospitalar é importante que os pacientes tenham esse tipo de atividade, principalmente as crianças. Já é comprovado que, na maioria dos casos, o tratamento possui uma resposta mais rápida quando o paciente se sente mais acolhido”, afirma o diretor do hospital, Joé Sestello.

Emocionada, a dona-de-casa, Graziele Chaves da Silva, mãe do pequeno Marcos Vinício da Silva Mello, de 5 anos, agradeceu pelo carinho. “Ele estava meio triste em ter que passar a Páscoa no hospital. Já até esperava não ganhar nada esse ano. Nunca imaginei que a alegria dele voltasse justamente dentro de um hospital. Ver o sorriso do meu filho hoje foi gratificante e me deu ainda mais forças para lutar por ele e continuarmos o tratamento”, afirma. Marcos está internado na unidade desde o dia 14 em tratamento com quadro de pneumonia.

Nova Pediatria será inaugurada

Até o final deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu irá inaugurar a nova pediatria do Hospital da Posse. Após ser totalmente reformada, o setor reabrirá com 32 leitos, aptos a receber as crianças em um ambiente mais confortável e mais humanizado - o hospital possui uma média de 160 internações infantis ao mês, sendo uma das maiores emergências pediátricas públicas da Baixada Fluminense -.  A sala da classe escolar – que oferece aulas escolares às crianças internadas em período de médio a longo prazo – também está passando por reformas e ganhará uma biblioteca e novos brinquedos paradidáticos. Outro espaço que está sendo reformado é o parquinho, na parte externa, que será coberto e terá uma área verde para aulas e brincadeiras ao ar livre.

“A antiga pediatria do Hospital da Posse estava sucateada, sem condições de receber as crianças. Estamos promovendo as reformas sem interromper o atendimento na unidade que por ser a maior emergência da Baixada, não pode parar. O prefeito Nelson Bornier tem buscado parcerias com os governos estadual e federal para ampliar ainda mais os investimentos na saúde, tanto no Hospital da Posse, como em toda rede de Atenção Básica, objetivando a prevenção às doenças, e diminuindo, com isso, o número de internações”, destaca o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.




-- 

Assessoria de Imprensa 
(21) 7225-6211

Nenhum comentário: