Páginas

sábado, 19 de abril de 2014

Pedido para republicar matéria do Sapatinho


Caro editor: Wandemberg,

Meu nome é Matilde moro em Nova Iguaçu próximo ao 'Chopping' e confesso, que fiquei bastante impressionada com as matérias do colunista Sapatinho, na coluna Só no Sapatinhopelas soluções encontradas defendendo tese, de maneira clara, de como o passado está ligado ao futuro e ao presente

Queria pedir para colocar à mostra todas as matérias juntas e mais a coluna que o senhor assina - De certa feita... que diz das origens do escritor. Outro dia passei por ele(Sapatinho) no Shopping e o moço me pareceu uma pessoa bem simplória. Outra coisa, queria saber, ainda, se Sapatinho é um personagem, avatar, ou um maluco beleza.

Não vai dar para repetir no jornal , mas vamos atendê-la aqui no blog. Seu pedido segue abaixo e acima:

Mobilidade Urbana I



Da coluna - Só no Sapatinho
Por: Sapatinho
Mobilidade Urbana I
Pois é, meu povo! Aqui na Baixada Fluminense falam tanto em mobilidade urbana, e, no entanto, nunca vi um sabido desses sugerir opções para transporte de ’massa’ que não passassem pelas congestionadíssimas vias de asfalto. Parece que não entendem que é disso que temos que fugir. Por isso estou aqui para mostrar alternativas viáveis que se não resolverem, definitivamente, os problemas, pelo menos, poderão minimizá-los . 
O transporte fluvial, por exemplo, seria mais uma das soluções para meu povo se deslocar para bairros e  municípios localizados nas rotas dos rios, em tempo hábil, sem passar por congestionamentos de qualquer ordem. Já pararam para pensar na utilização do  Rio Iguassú (hoje, canal) como via de transporte com destino a Praça XV, Caxias, Niterói e inúmeras outras localidades... Já sei que os 'pessimistas de plantão' irão dizer que seria utopia, inviável e muito caro. Caro, nada! Já fiz as contas! Posso afirmar com absoluta convicção que, o - Custo Benefício - seria altamente compensador! O problema maior residiria em aumentar o volume da água do Rio. No passado o engenheiro Conrado Jacob Niemayer deparou com o mesmo desafio. Resolveu-o, ao juntar as águas do Rio Utum e Tinguá ao Iguassú. 


Aliás, o Rio Iguassú foi a 1ª e grande Estrada da Baixada Fluminense. Navegações de porte respeitáveis, já, singraram, até o meado do século XIX, por suas águas, transportando gente, mercadoria, movimentando, emfim, seus nove portos, inclusive o, lendário, Porto de Iguassú, cuja ruína ainda se encontra lá em Barão de Guandu. Seria uma ‘volta ao passado’ com embarcações modernas, produzidas pela avançadíssima indústria naval dos dias atuais, com grande conforto, inclusive ar condicionado e aparelho de navegação noturna. Não me iludo, sei que vão desqualificar minha proposição, só porque sou um pouquinho destrambelhado, mas na verdade, se os homens do passado desprovidos de tecnologia conseguiram,  não faz sentido os homens de hoje não conseguirem. Ademais, além do Iguassú, inúmeros outros rios poderiam ser usados em todo o estado como o Acari e o Botas, por exemplo... Enfim os rios estão aí aguardando para serem redescobertos. Acorda homem do século XXI! Seja humilde! Volta ao passado para resolver problemas do presente! Tenho dito!

Nenhum comentário: